"Um indício de que nos tornamos vítimas do auto-engano é se ficarmos irados quando nossas crenças são questionadas. Em vez de ficarmos irados, é sábio manter a mente aberta e escutar com atenção o que outros dizem - mesmo quando temos certeza de que a nossa opinião está certa. - A Sentinela de 15 de julho de 2003, p.22

domingo, 14 de outubro de 2012

Pertenço a uma Organização dirigida por Deus? - PARTE 1


Parte 1 – Por causa da expansão maravilhosa das TJ! 

Se você é uma das Testemunhas de Jeová, em seguida, a sua visão da Bíblia e da própria vida será definida pelos ensinamentos da Sociedade Torre de Vigia. Você aceita esses ensinamentos, sem dúvida, porque estes vêm até nós a partir da "classe do escravo fiel", representada pelo Corpo Governante. No seu batismo, provavelmente você respondeu um alto e afirmativa "sim!" Para a seguinte pergunta:
"Você entende que a sua dedicação e batismo o identificam como uma das Testemunhas de Jeová, em associação com aorganização de Deus dirigida pelo espírito?" (Organizado para fazer a vontade de Jeová, página 215)

Se alguém perguntar por que você acredita que a Sociedade Torre de Vigia é a organização dirigida pelo espírito de Deus, você provavelmente dar qualquer uma das seguintes respostas:
1º Por causa da "expansão maravilhosa das TJ";
2ºPor causa que somente as TJ mostram o "amor verdadeiro" uns pelos outros (João 3:35)
3ºPor que as TJ são os "únicos" regando as BOAS NOVAS em todo o mundo;
4ºPor que Jesus escolheu os primeiros Estudantes da Bíblia para serem "sua congregação terrena a partir de 1919;


Pode ser que você considere todas as respostas acima satisfatórias para explicar por que a Sociedade tem o apoio de Deus. Certamente, todas as respostas são utilizadas em diversos graus em publicações da Sociedade, para apoiar a idéia de que eles gozam da de aprovação e direção de Jeová.
E se estas respostas, no entanto, forem examinadas sob um exame minucioso, sem preconceitos religiosos ou emocionais?
Para descobrir isso, eu preparei uma série de quatro artigos para discutir cada um destes "critérios". Você está convidado a examinar cada artigo, pesar cuidadosamente estas informações, e chegar a suas próprias conclusões sobre se as Testemunhas de Jeová realmente representam a organização de Deus na Terra hoje. Ao fazer isso, você vai tomar a sério as palavras encontradas em 2 Coríntios 13:5, onde Paulo diz:
"Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. " 

Então, com isso em mente, vamos começar a discutir o primeiro critério para apoio de Deus para a organização, ou seja, "a expansão maravilhosa” aparentemente tão apreciada pelas Testemunhas de Jeová em todo o mundo.

Crescimento mundial como Evidência 

Sem querer estourar a bolha de ninguém, o crescimento mundial das Testemunhas de Jeová, entre 2010 e 2011 foi realmente muito baixo, em 2,4% apenas. Se você tivesse que calcular apenas o crescimento nos países desenvolvidos mencionado no relatório de todo o mundo, este número cairia para menos de 1,2%. No entanto, para o bem do argumento, vamos nos concentrar na figura de crescimento oficial de 2,4%. Ao considerar essa estatística, você pode se sentir inclinado a proclamar: "Bem, isso ainda é crescimento! Os números aumentaram para até 7.659.019 de publicadores em 2011! "
Quando comparado com a população da Terra, o número de Testemunhas de Jeová é quase irrelevante.

Bem, considere isso. A população da Terra é estimada em 7 bilhões. Quando 7,6 milhões de publicadores são considerados como pano de fundo, este número vasto e impressionante de pessoas empalidecem quase na insignificância. Ou seja, um pouco mais do que do que 0,1% da população da Terra são ativos Testemunhas de Jeová, ou mais precisamente, 1 em cada 914 pessoas. Assumindo que Jeová vai matar todos aqueles que não são Testemunhas de Jeová no Armagedom (como muitas vezes insinuou na literatura da Sociedade), isso significa que 99,9% da população da Terra, são devidas para a aniquilação. Isso seria comparável com toda a alma humana na Terra morrendo. Então, nesse contexto, o crescimento de 2,4%, ou seja, um aumento líquido de 151 mil publicadores, ainda soa tão impressionante?! – Não é verdade?
Vamos supor que 2,4% seja uma média de crescimento “anual” para cada ano a frente. Imagine que a Sociedade estabeleça uma meta ambiciosa de atingir 14 milhões de publicadores antes do Armagedom. Bem, seria necessário mais 25 anos para chegarmos a esse número, ou seja, ainda seriam apenas 0,2% partindo do pré suposto que a população mundial continuasse a mesma (7 bilhões). 0,2% de publicadores, seria o equivalente à população da Guatemala, ou uma Testemunha de Jeová para cada 500 pessoas.
Você realmente acredita que apenas uma em cada 500 pessoas seriam consideradas por Jesus como ser uma boa pessoa, digna de salvação? Você pode imaginar Jesus, se ele estivesse na terra hoje, parando para falar com apenas 1 pessoa e ignorando o resto - uma vez que estes são condenados à morte?
Sem querer soar desrespeitoso ou de qualquer forma blasfemo sobre o propósito de Deus, vamos por um momento imaginar que Jeová decidiu trazer Armageddon no ponto onde 1% da população da Terra são Testemunhas de Jeová - que é 1 em cada 100 pessoas em todo o mundo. Com base na atual taxa de crescimento, seria necessário esperar até 2105 para que isso aconteça - um escalonamento de 93 anos no futuro! E isso sem levar em conta o aumento projetado da população da Terra durante esse período.
Agora vamos voltar para o nº de publicadores atuais, e imaginar que o Senhor trará o Armagedon amanhã e salvará um número mais generoso de, digamos, 140 milhões de sobreviventes (aproximadamente a população de Bangladesh) - o que ainda é apenas 2% da população da Terra, ou 1 em cada 50 pessoas. Supondo-se que cada um dos membros das Testemunhas de Jeová foi incluído entre os salvos, eles ainda constituem apenas 5,5% de todos os sobreviventes - uma fração minúscula para os padrões de qualquer pessoa.
Eu dou essas explicações e ilustrações para destacar o fato de que, como uma religião, as Testemunhas de Jeová estão longe de ser tão significativa em número como somos levados a acreditar. Dado que as Testemunhas de Jeová constituem apenas 0,1% da população da Terra, é muito lisonjeiro que recebamos qualquer atenção da imprensa e da mídia em tudo - embora, muitas vezes isso só "aconteça" como resultado de nossas políticas controversas, tais como os relacionados com transfusões de sangue ou o tratamento dos casos de abuso infantil.
Os 2,4% podem soar para alguns como uma estatística impressionante de crescimento, mas quando se considera o número de Testemunhas de Jeová em relação à população do mundo, e do tamanho e escopo do trabalho de pregação global, essa estatística cai lamentavelmente aquém do que seria considerado o crescimento significativo para uma organização de nosso tamanho e aspirações.

Compare com uma Gestação

As horas relatadas no ministério em todo mundo em comparação com os batizados neste mesmo período podem ser comparadas ao período de gestação de um bebê no útero!
De acordo com o relatório de 2011 em todo o mundo, no ano passado, 6.487 horas foram gastas no serviço de campo para cada batismo (1.707094710 horas para alcançar 263.131 batismos). Isso é, 270 dias, ou nove meses de serviço de campo integral (o tempo todo) para a levar uma pessoa a piscina do batismo. Não estamos falando de cerca de 9 meses para visitar uma pessoa toda semana, mas sim, estamos falando sobre 9 meses para visitar uma pessoa todos os dias, sem dormir. Em termos simples, a velocidade média de conversão se dá básicamente no mesmo rítimo da velocidade da gestação humana no ventre!
Mas vamos pensar sobre isso em termos mais práticos. Apesar de tudo, não somos fisicamente capazes de estudar 24 horas por dia durante 9 meses e muito menos encontrar alguém que esteja disposto a suportar tal regime de estudo. Que tal se usarmos o número médio de horas no ministério a cada mês? - De acordo com o relatório de todo o mundo, se pegarmos o número total de horas e dividirmos pelos publicadores chegaremos a 18 horas! - Se você tivesse que passar 18 horas por mês estudando com apenas este potencial estudante, em média, levaria 30 anos de estudo para trazer-lhe para o batismo com base nos valores acima mencionados. 30 anos!
Podemos muito bem nos perguntar: se está se provando ser tão difícil e demorado atrair novos para as boas novas e trazê-los para o batismo (apesar da grande variedade de publicações que temos disponível), isso pode realmente ser clara evidência de que nós, como uma organização estamos desfrutando da bênção de Deus? - Tem sido a "verdade" realmente tão simples e fácil para as pessoas compreenderem como somos levados a crer? - Considere as seguintes palavras de Jesus, que transmitem o quão simples a verdade deve ser de entender:
"Eu publicamente te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e dos intelectuais, e as revelaste aos pequeninos." (Mateus 11:25, Tradução do Novo Mundo)

Então, quando nós honestamente consideramos cuidadosamente este primeiro critério para apoio divino, somos forçados a admitir que o uso da “expansão mundial como prova de orientação divina” é um exagero na melhor das hipóteses, e na pior das hipóteses um engano. Além disso, há evidências que sugerem que a STV está diminuindo suas operações. Muito em breve tal desaceleração vai ser refletida no número de publicadores. Afinal, o trabalho de pregação é fortemente dependente das publicações impressas que são oferecidas no ministério. Imaginem, se hoje levamos 9 meses de 24 horas diárias de pregação para produzir “UM” publicador batizado, imagine quantos meses ou anos seriam necessários para atingir este objetivo sem qualquer literatura para oferecer à porta, ou para estudar com os interessados!
Se você é Testemunha de Jeová um ativo, você pode ter encontrado as informações acima difíceis de aceitar, mas você está de parabéns por ser corajoso o suficiente para dar atenção cuidadosa a esta matéria. No próximo artigo desta série (parte 2), vou discutir outras razões por que as reivindicações do Sociedade Torre de Vigia de apoio divino podem ser equivocadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário