"Um indício de que nos tornamos vítimas do auto-engano é se ficarmos irados quando nossas crenças são questionadas. Em vez de ficarmos irados, é sábio manter a mente aberta e escutar com atenção o que outros dizem - mesmo quando temos certeza de que a nossa opinião está certa. - A Sentinela de 15 de julho de 2003, p.22

domingo, 14 de outubro de 2012

Pertenço a uma Organização dirigida por Deus? - PARTE 2


Parte 2 - Será que temos o amor genuíno entre nós?

Este artigo discute o amor entre os crentes, que é outra característica de identificação, muitas vezes citado nas publicações como prova de que as Testemunhas de Jeová são os únicos desfrutando de uma posição exaltada como organização escolhida de Deus.

Se (como eu) você é uma das Testemunhas de Jeová, você pode se sentir desconfortável em examinar esses tópicos em qualquer grande detalhe. Você foi encorajado a aceitar quaisquer ensinamentos proferidos pelo Corpo Governante como verdade absoluta, mesmo que estes sejam freqüentemente alterados e possam até contradizer o que está contido na Bíblia. Nunca é fácil desafiar crenças antigas e pode ser aterrorizante pensar na possibilidade de que algumas das coisas que você aprendeu podem estar erradas. No entanto, você está de parabéns por sua coragem em fazê-lo, especialmente porque você está seguindo orientação da Bíblia para "manter e testar se você está na fé", analisando suas crenças com cuidado para garantir que estes correspondem com a verdade real. -2 Coríntios 13:5, João 4:24.
Ter a sensação de Amor e de comunidade como uma das Testemunhas de Jeová não necessariamente prova alguma coisa sobre a organização ser “dirigida por Deus”. Infelizmente, assim como acontece com muitas coisas na vida, não é mais do que aparenta. Eu incentivo você a abordar as seguintes informações com uma mente aberta, e, na medida do possível, livre de qualquer preconceito religioso ou emocional.
Uma vez que você terminar de ler, você pode refletir sobre as informações e decidir por si mesmo se corresponde com o seu próprio conhecimento ou experiências.

Amor entre vós

Você provavelmente está familiarizado com o seguinte texto o qual é frequentemente usado em publicações da Sociedade para apoiar a idéia de que a sociedade goza de apoio de Deus:
"Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor entre vós." - João 13:35 (Tradução do Novo Mundo)
Eu não vou negar que de um modo geral as Testemunhas de Jeová, onde quer que estejam no mundo, queiram muito bem uns aos outros. Eu costumava ter grande orgulho do tipo que, se um dia eu fosse um “náufrago” e fosse levado a uma praia estrangeira, eu teria a chance de localizar uma ou várias das Testemunhas de Jeová que iriam me alimentar e abrigar-me!!!
Sem dúvida você está familiarizado com o ágape, que é uma palavra freqüentemente usada em publicações da Sociedade. Ágape é uma das palavras gregas usadas como "amor" nas escrituras gregas, incluindo as palavras de Jesus citadas acima. Ágape é utilizado para designar "princípios " de amor, ou o amor que é governado por princípios, quer positivos ou negativos. Assim, se o amor demonstrado entre os verdadeiros discípulos de Jesus é de princípios, poderíamos nos perguntar - o que rege o princípio de amor demonstrado entre as Testemunhas de Jeová? É um princípio nobre, ou um que é negativo, de alguma forma?
Para ilustrar, vamos considerar uma das parábolas de Jesus - a do "Filho Pródigo" (Lucas 15:11-32). Sem dúvida, você está familiarizado com esta parábola, e você pode ter lido muitas vezes antes. Esta parábola nos lembra o amor intenso entre pai e filho. Um filho desperdiça sua herança vivendo uma vida de devassidão, incluindo relações imorais com prostitutas. O que o levou a regressar ao seu pai? O fato de que ele ficou sem comida e dinheiro! - Na verdade, ele está com tanta fome que ele começa a almejar a comida consumida pelos porcos. Ele, portanto, resolve voltar e trabalhar como um dos trabalhadores contratados de seu pai, que poderia pelo menos lhe garantir uma refeição por dia. Publicações da Sociedade implicam frequentemente que a declaração do filho para o pai em seu retorno (ou seja, "Pai, pequei contra o céu e contra ti ...") era um sinal de seu arrependimento. No entanto, reconhecer que pecou, não o tornou necessáriamente “arrependido”! - Por simplesmente reconhecer que algo está errado, você não está dizendo necessariamente que você não faria de novo na próxima oportunidade. Você está apenas admitindo o erro.
Vamos imaginar por um momento que o filho pródigo é real e viva hoje como uma das Testemunhas de Jeová em sua congregação, e ele é convocado por uma comissão organizada pelos anciãos! – A fim de discernirem o grau de arrependimento, tais anciãos se baseariam nas seguintes instruções do Corpo Governante:
"A comissão judicial deve olhar para obras claras de arrependimento proporcional ao seu erro. (2 Coríntios. 7:10,11) A fim de estender misericórdia, a comissão deve estar convencida de que o errante sente em seu coração e de que tem desejo de corrigir seu erro e está absolutamente determinado a evitá-lo "(Pastoreandoo rebanho de Deus, página 91)
Assim, a comissão judicativa provavelmente olhará para os fatores que levaram o filho pródigo a voltar, ou seja, que ele estava com fome e queria comer a comida reservada para trabalhadores contratados este pai. Ele também, evidentemente, estava sem dinheiro, então ele não podia mais desfrutar de sua vida de libertinagem, na mesma medida, como tinha feito anteriormente, mesmo que quisesse. Além disso, ele só chegou em sua decisão de retornar a seu pai uma vez que tinha acabado sua comida e dinheiro, e não antes. Os anciãos levaria tudo isso em consideração, e refletiriam sobre a seguinte orientação:
"Será que ele demonstra tristeza piedosa ou a tristeza do mundo? (2 Coríntios. 7:8-11) é a sua tristeza, principalmente por causa ter ferido a Jeová ou por causa da decepção que ele causou para a família e amigos e da vergonha que ele tem experimentado? "(Pastoreando o rebanho de Deus, página 93)
Sim, a declaração do filho pródigo pré-redigido a seu pai reconheceu seu pecado contra o "céu" (ou Deus), mas não necessariamente se arrepender por isso. Além disso, foi, sem dúvida, o chamado a tristeza do mundo que levou seu retorno, já que ele tinha “fome e estava em necessidade”. Considere a definição de "tristeza do mundo" na literatura da Sociedade:
"Tristeza do mundo lamenta as conseqüências desagradáveis do pecado, mas não lamenta o pecado em si e o opróbrio que traz ao nome de Deus." (Estudo Perspicaz das Escrituras, Volume 2, página 773)
Ele reconheceu o seu pecado contra o céu e seu pai, mas, Jesus não falou dele pesaroso com lágrimas ou uma confissão sincera, etc. ao contrário, rapidamente ele estava pronto para aceitar uma festa de comemoração proporcionada por seu pai!
Quando a parábola é cuidadosamente analisada, é difícil pintar um retrato de um homem arrependido, sem avaliar elementos da história que simplesmente não foram incluídos. Talvez Jesus tenha “omitido deliberadamente” esses detalhes, e é aí que reside a lição. Talvez Jesus simplesmente quisesse enfatizar que os detalhes de qualquer irregularidade são supérfluos quando um vínculo próximo da família, tais como a relação entre um pai e seu filho, estão em jogo.
No entanto, paralelamente, na ausência de informações, um corpo moderno de anciãos guiados pelas instruçãoes do Corpo Governante, não teriam outra opção senão “EXPULSAR” o filho pródigo com base em suas ações. Eles iriam pedir a seu pai para evitá-lo, e ele seria mandado embora para viver com seus próprios dispositivos.
Se comparar a forma como o filho pródigo é tratado no nosso cenário hipotético de “desassociação” com a maneira como o pai responde ao seu retorno na parábola em si, o contraste não poderia ser mais surpreendente. De acordo com a escritura ", enquanto ele ainda vinha longepela estrada, seu pai o avistou e teve pena, e correu e caiu sobre o seu pescoço e beijou-o com ternura."
Não houve preocupação na mente de seu pai sobre a observância do protocolo judicial. Ele não enviou um de seus servos, para inquirir sobre se seu filho estava arrependido antes de permitir que ele entrasse em sua casa. Como pai, ele simplesmente pensou que seu filho estava vivo e de volta com ele, são e salvo. O que havia acontecido realmente podria esperar até o outro dia. O importante foi que eles foram reunidos como uma família. O pai, portanto, deu uma festa e comemorou o retorno seguro de seu filho, para grande desgosto do irmão do filho pródigo, que abordou as coisas de uma perspectiva mais fria e judicial - recusando-se a recebê-lo com tanto entusiasmo.
Minha intenção com esta parábola é a de destacar o quanto a idéia da sociedade sobre “AMOR” difere do verdadeiro amor, principalmente quando se trata de relações familiares. Nenhuma criança merece ser repudiada por seus pais, e nenhum pai deve sentir-se obrigado a renegar o seu filho ou filha. No entanto, é exatamente isso o que a Sociedade repetidamente aconselha que deve acontecer sempre que um adolescente que tem idade suficiente para sair de casa é desassociado como um malfeitor.

Apesar da insistência da Sociedade, em nenhum lugar da Bíblia a desassociação recomendada entre os membros da família. Mesmo assim, muito surpreendentemente, a Sociedade expande o alcance deste princípio para incluir os membros da família, e não mede esforços para dissuadir os pais de ter qualquer contato significativo com os filhos rebeldes que podem encontrar-se desassociado. A Sentinela recentemente foi tão longe a ponto de sugerir que os jovens rebeldes são merecedores de ser atingidos por Jeová!
Considere a seguinte orientação de um artigo recente, e paralelamente, procure manter a parábola de Jesus sobre o filho pródigo em mente ao ler:
"Suponha, por exemplo, que o filho único de um casal cristão exemplar abandona a verdade. Preferindo "o gozo temporário do pecado" a uma relação pessoal com Jeová e com seus pais tementes a Deus, o jovem é desassociado "-. Hebreus 11:25 (A Sentinela 2011 7/15 página 31)
O artigo continua a afirmar que o isolamento é aplicável mesmo a tal membro da família . Segue por citar:
"Arão, Irmão de Moisés, enfrentou uma situação difícil em relação a dois dos seus filhos. Pense em como ele deve ter se sentido quando seus filhos Nadabe e Abiú ofereceram fogo ilegítimo ao Senhor e Ele os golpeou com a morte. Claro, que acabou com qualquer associação aqueles homens poderiam ter tido com seus pais. Mas há mais. Jeová instruiu Arão e seus filhos fiéis que não deveriam nem “lamentar ou rasgar suas vestes em sinal de luto". (Levítico 10:1-6) A mensagem é clara. O nosso amor a Jeová deve ser mais forte do que o nosso amor por membros da família infiéis. "(A Sentinela 2011 7/15 página 31)
Não, a mensagem não é clara! Fiquei surpreso e profundamente triste quando li as palavras acima em uma revista que eu tinha aprendido a respeitar ao longo dos anos por sua razoabilidade. Os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, foram servindo como sacerdotes oficiais em nome da nação de Israel quando ofereceram fogo ilegítimo em nome de Jeová, que decidiu puni-los com a morte por isso. Agora, querer comparar isso com o erro de um “jovem” , desassociá-lo e evitá-lo completamente é francamente absurdo e profundamente inadequado. É uma analogia muito falho em todos os níveis.
Além disso, Nadabe e Abiú não eram jovens!- Qualquer homem pode ser descrito como um "filho", mas isso não faz dele um adolescente, com toda a inexperiência e comportamento imprudente que a adolescência traz. O próprio artigo reconhece que Nadabe e Abiú eram "homens" no momento do incidente. Na criação de uma tênue ligação entre estes sacerdotes adultos e Jovens adolescentes, a sociedade justificou que Deus teria justificativa para matá-los ou, no mínimo, o direito para exigir que os pais os tratem como “divinamente executados”!
O parágrafo vai ainda mais longe ao destacar o fato de que Arão e sua família foram instruídos a não lamentar a execução de seus filhos, usando isso para levar para casa a mensagem da sociedade que os sentimentos de filhos delinqüentes ou filhas devem ser suprimidos ou abandonados completamente. Os pais devem limpar-se de emoção, e tornar-se como os vulcanos fictícios de episódios de Star Trek!
Se fôssemos comparar esta abordagem chocante com parábola simples, mas profunda de Jesus sobre o filho pródigo, a diferença não poderia ser mais impressionante aparente. Jesus destacou o amor entre pai e filho (ou filha), e lembrou-nos que nada deve vir de encontro entre este vínculo profundo – nem mesmo imoralidade. Em contraste, a sociedade ensina que, se uma Testemunha adolescente comete a imoralidade para o qual ele é desassociado, então ela deve ser negada por seus pais e tratada como mortos ou "aniquilados" por Deus.
O que, para você, parece que a abordagem mais amorosa - a de Jesus, ou a da Sociedade? – Sinceramente, você acredita que, incentivando o abandono de milhares de adolescentes desassociados a Sociedade dá provas do tipo de “aomor que evidenciaria os verdadeiros Cristãos”?!
Sim, existem normas e princípios contidos na bíblia, e eu não estou sugerindo que estes não devem ser seguidas. No entanto, o princípio que “rege todas as leis da Bíblia é o do amor, tanto a Deus e ao próximo”. (Mt 22:37-40) Jesus reconheceu que muitas vezes há zonas cinzentas, quando se trata de formas precisas em que as leis são aplicadas, e isso era uma fonte de muita disputa com os líderes religiosos judeus. Os fariseus eram aparentemente desprovido de amor, e que observar as leis em graus absurdos, mesmo em detrimento do bem-estar humano. (Mateus 12:9-12) Jesus repreendeu fortemente esta filosofia quando disse: ". Quero misericórdia e não sacrifício" Vai, então, e aprendei o que significa, Porque eu vim para chamar, não os justos, mas os pecadores. "(Mt 9:13)
O Corpo Governante durante muito tempo teve a oportunidade de aplicar o princípio de ostracismo de uma forma mais misericordiosa - uma forma que não prejudique as relações familiares, que são cruciais para o bem estar mental e emocional. Por alguma razão, eles escolheram terem uma postura menos misericordiosa e amorosa, preferindo exigir que os membros de uma família fujam uns dos outros, o que, por sua vez, não é especificado em nenhum lugar das escrituras. Acredito firmemente que esta decisão representa uma assombrosa falta de amor por parte da sociedade, e seus efeitos nocivos continuam a reverberar em todo o mundo entre os desassociados, muitos os quais estão injustamente carentes de qualquer contato significativo com suas famílias. Fazemos bem em nos perguntar: demonstra tal atitude o tipo de Amor descrito por Jesus em João 13:35? O que motiva a sociedade a mostrar "amor" desta forma? São as suas políticas motivadas por uma preocupação genuína para com as “ovelhas perdidas” ou simplesmente é um tipo de “anti vírus” um “muro” que vai protegê-los de crítica por parte de ex membros”?
Neutralidade Cristã - Exclusivo para as Testemunhas de Jeová?
Tendo considerado a clara falta de amor na forma como o princípio do ostracismo é aplicada pelas Testemunhas de Jeová, fazemos bem em examinar outros aspectos de nossas crenças. Por exemplo, você pode ser da opinião de que não há provas maior do amor mundial entre as Testemunhas de Jeová do que o fato de que elas “não participam em guerras”, se recusando a matar seus irmãos!- Você pode insistir que nenhuma outra religião tem uma atitude tão forte quando se trata de "transformar suas espadas em arados", e que isso por si só constitui um cumprimento das palavras de Jesus. No entanto, é este ponto de vista “realmente baseado em fatos”?
Charles Taze Russell tinha laços estreitos com a Igreja Adventista do segundo dia, quando ele foi desenvolvendo seus pontos de vista religiosos. Você pode se lembrar de uma cena em um dos DVDs mais recentes da Sociedade onde Russell é retratado como participando de uma reunião Adventista, que reacende o interesse na Bíblia - que levou à formação do movimento Estudantes da Bíblia. A Igreja Adventista do Sétimo Dia ainda existe até hoje. Na verdade, eles possuem mais membros batizados que as Testemunhas de Jeová - mais de 16 milhões de seguidores batizados com missionários em pelo menos 200 países! E adivinha o que? Os membros não aceitam ir para a guerra. Considere a seguinte declaração, encontrada no site Oficial dos adventistas:
"Portanto, é certo e apropriado para os cristãos promoverem a paz. A Igreja Adventista do Sétimo Dia exorta todas as nações a" transformar suas espadas em arados e de suas lanças em podadeiras "(Is 2:4). A igreja baseada na Bíblia, Crenças fundamentais n º 7 estabelece que homens e mulheres foram "criados para a glória de Deus" e foram "chamados para amá-Lo e uns aos outros, e para cuidar de seu ambiente," não para destruir ou ferir um outro . O próprio Cristo disse: "Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus" (Mt 5:9) "- Declaração sobre a Paz, lançado pelo presidente da Conferência Geral, Neal C. Wilson
Isso me soa como uma religião que também acredita na abstenção de guerra! A única diferença é que os adventistas são uma religião muito maior do que as Testemunhas de Jeová, e, portanto, a sua posição anti-guerra é mais fortemente sentida em todo o mundo. Curiosamente, ao contrário das Testemunhas de Jeová, os adventistas não promovem ostracismo. Como uma religião professada cristã, eles estão longe de ser o único a este respeito.
Eu não estou sugerindo que os leitores deste site deve todos fugiram e se tornar adventistas, longe disso. Eu simplesmente chamei a atenção para esta religião como um exemplo de fé apenas um, muito maior do que as Testemunhas de Jeová, que não defendem a guerra. Se você fosse comparar as crenças das Testemunhas de Jeová com outras religiões que professam seguir o cristianismo, você iria encontrar semelhanças muito mais do que você poderia esperar. Incluído entre essas semelhanças é uma tendência comum para o amor para ser mostrado entre os membros. Quando você pensa sobre isso, é de se esperar. Qualquer religião vai encontrá-lo em seus próprios interesses para promover ativamente o amor, em vez de discórdia entre os membros, e as Testemunhas de Jeová são apenas uma das muitas religiões para fazer isso. Infelizmente, como já mencionado, este assim chamado "amor" é manchado por negligência chocante sempre que os membros da família deixam a fé, por qualquer razão, que não é uma prática apoiada pela Escritura - ou mesmo por todas as outras denominações cristãs. Ao considerar o acima exposto, pode realmente ser dito que as Testemunhas de Jeová são únicos em mostrar amor um para o outro? É seu "amor" (ou ágape) baseada unicamente em princípios justos, ou é condicional em compartilhar crenças comuns?
Igualdade Racial - uma marca do Amor?
Inegavelmente, convenções Testemunhas tornaram-se vitrines excelentes para a harmonia inter-racial. A sociedade está de parabéns por incentivar tal harmonia e igualdade entre irmãos de diferentes raças. No entanto, poucos sabem que a Sociedade Torre de Vigia não tem sido sempre na vanguarda da igualdade racial insistindo na sua literatura.
Se você parar para examinar escritos passados da Sociedade, você observará nas publicações que tanto sob Russel bem como sob Rutherford as publicações possuem expressões discriminatórias que poderia causar choque e indignação se elas fossem re-impressa hoje. Artigos de revistas elogiavam a "maior inteligência e aptidão do Cáucaso", ou o homem branco. Os negros foram descritos como o produto da maldição de Noé sobre Canaã, e como sendo uma "raça de servos". O próprio Russell insinuou que quando a humanidade for levada à perfeição, Deus vai mudar a pele de um "Etíope" de preto para branco.
Tão chocante como as citações acima são, não parece prático reproduzi-las em sua totalidade neste artigo, assim que eu listei estes no artigo intitulado " Uma Breve História do Racismo na Torre de Vigia Publicações " (jwsurvey). Eu o incentivo a tomar o tempo para analisar essas informações separadamente e verificar as citações, caso ache difícil de acreditar!
Embora o tema do racismo é estranho e desconfortável para alguns, eu só levantei esta questão em uma tentativa de trazer um grau de perspectiva para a nossa visão tradicional da organização como uma grande vanguarda da igualdade racial na era moderna. Sim, o progresso tem sido feito, sem dúvida, uma vez que os pontos de vista de mente estreita e intolerante de uma geração anterior foram autorizados a encontrar expressão na literatura da Sociedade. No entanto, não estamos falando de apenas uma organização qualquer, estamos falando sobre a organização de Deus, que seu filho Jesus Cristo supostamente escolheu em 1919!
Estamos, portanto, verificando que seria inconcebível Cristo t^-los escolhido com base naquilo que eles ensinavam. Certamente quando se trata de igualdade racial, o registro da Sociedade Torre de Vigia é tão manchada como muitas outras religiões de sua longevidade.
Um amor baseado em “condições”
Você pode achar que é difícil lidar com a noção de que as Testemunhas de Jeová não são os únicos no quesito demonstar amor. Certamente, a medida de amor que você receberá de “seus companheiros Cristãos” dependerá muito de suas circunstâncias individuais, e quanto tempo e energia você está gastando em busca dos interesses do reino. Se você é reconhecido como alguém que trabalha duro dentro de sua congregação, ou você é, talvez, um recém-interessados em participar nas reuniões, pela primeira vez, então sem dúvida você será regado com expressões de amor e bondade, sempre que você pôr os pés em seu Salão do Reino local ! Esta é uma experiência extremamente reconfortante e animador - para receber a aprovação de seus colegas. É natural para nós, humanos, ansiar a aceitação, e florescer sempre que recebê-lo.
No entanto, é preciso surpreendentemente POUCO TEMPO para esta fachada de afeto murchar e desaparecer. Por exemplo, imagine o que aconteceria se você tivesse que parar de freqüentar reuniões para apenas algumas semanas. Posso assegurar-vos (de ter passado por esta experiência ) que as mensagens de texto logo vão parar, o telefone vai parar de tocar, e sua caixa de entrada de e-mail ficará cada vez mais vazia. Isto porque, por mais doloroso que seja aceitar, o amor, demonstrado pelas TJ é condicional. Isso significa que os irmãos só vão mostrar que amam você, se você satisfazer certas expectativas que eles têm de você, ou seja, para ser regular em reuniões e no serviço de campo. Se você tivesse que parar de fazer essas atividades, mesmo por um tempo relativamente curto, então você não mais atenderia as expectativas de seus irmãos, e você vai notar um acentuado declínio na quantidade de afeto, seja nas reuniões seja ao encontr´pa-los na rua. Isso é algo que talvez você precisa experimentar por si mesmo, a fim de acreditar que acontecerá!
Quando nós também nos lembramos de nossa consideração anterior do ostracismo, e como isso é tão brutalmente executada entre as Testemunhas de Jeová (mesmo entre os membros da família), teríamos de concluir que, em uma análise mais aprofundada, o amor entre os membros da nossa fé não é nada mais do que um verniz polido. Basta deixar de satisfazer aquilo que esperam de você, e, o amor já não está mais presente!
Eu pessoalmente estou confiante de que Jesus nunca pretendeu uma interpretação tão “estreita de amor” quando ele mencionou-a como uma marca dos seus verdadeiros seguidores. No entanto, cada um deve alcançar suas próprias conclusões com base no que eles sabem que é verdade. Esperemos que, mesmo se você não concordar com as minhas afirmações, este artigo, pelo menos, tenha lhe ajudado a olhar para a organização como a forma como ele realmente é e não o que ela pretende ser.
No meu próximo artigo vou discutir a idéia de que o trabalho de pregação das Testemunhas de Jeová nos distingue como povo escolhido de Deus. Se este é um assunto que lhe interessa pessoalmente, então você está cordialmente convidado a considerar as informações apresentadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário