"Um indício de que nos tornamos vítimas do auto-engano é se ficarmos irados quando nossas crenças são questionadas. Em vez de ficarmos irados, é sábio manter a mente aberta e escutar com atenção o que outros dizem - mesmo quando temos certeza de que a nossa opinião está certa. - A Sentinela de 15 de julho de 2003, p.22

domingo, 16 de setembro de 2012

Sexo e prostituição e as concubinas da Bíblia

E subiu Ló de Zoar, e habitou no monte, e as suas duas filhas com ele; porque temia habitar em Zoar; e habitou numa caverna, ele e as suas duas filhas.
Então a primogênita disse à menor: Nosso pai já é velho, e não há homem na terra que entre a nós, segundo o costume de toda a terra;
Vem, demos de beber vinho a nosso pai, e deitemo-nos com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai.
E deram de beber vinho a seu pai naquela noite; e veio a primogênita e deitou-se com seu pai, e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou.
E sucedeu, no outro dia, que a primogênita disse à menor: Vês aqui, eu já ontem à noite me deitei com meu pai; demos-lhe de beber vinho também esta noite, e então entra tu, deita-te com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai.
E deram de beber vinho a seu pai também naquela noite; e levantou-se a menor, e deitou-se com ele; e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou.
E conceberam as duas filhas de Ló de seu pai.
E a primogênita deu à luz um filho, e chamou-lhe Moabe; este é o pai dos moabitas até ao dia de hoje.
E a menor também deu à luz um filho, e chamou-lhe Ben-Ami; este é o pai dos filhos de Amom até o dia de hoje. 
Gênesis 19:30-38


Eu nunca aceitei o relato de ló, e nunca aceitei que foram a filhas que o fizeram a fazer o que fez. Acho mais que Ló se aproveitou de uma situação.
Um bêbado, por mais bêbado que esteja sempre sabe o que está acontecendo, se Ló estava bêbado e viu suas filhas tirando a roupa deve ter tido um mínimo de conciência de que eram suas filhas que estavam alí, deve ter pensado: 'Dane-se, vou traçar o rabo delas!' por no mínimo um motivo: Elas gostavam daquilo e já faziam aquilo há muito tempo, então Ló pensou que já que suas filhas eram umas putas de plantão não tinha nada a perder e sua fama de justo iria inocentá-lo. E tem mais, será que essa foi a única vez que Ló comeu suas filhas? Isso me cheira a pedofilia das bravas! Mas e suas filhas? são tidas como o quê? Santas? não, são tidas como putas mesmo, e não se esqueçam de que Ló ofereceu suas filhas para fazerem putaria com as pessoas que estavam a sua porta, e porque será que queria fazer isso? será que não era porque Ló sabia que suas filhas eram prostitutas? Que pai oferece sua filha para fazer putaria com qualquer um? E olha que eram duas filhas! Quanto desprezo pela família tinha esse senhor! E mesmo dentro de qualquer estudo sobre o tema em qualquer religião, o santo nessa história toda sempre foi Ló, e suas filhas eram do mal.
Grande essa desculpa heim?


Juízes 8:30 E Gideão veio a ter setenta filhos que procederam da parte de cima da sua coxa, pois veio a ter muitas esposas. 31 Quanto à sua concubina que estava em Siquém, ela também lhe deu à luz um filho. Portanto, ele o chamou de Abimeleque.

Muita putaria nessa coisa toda! Imaginem Gideão liderando uma luta em nome do 'santo jeová' e quando voltava para casa ia afogar o ganso com prostitutas!!
Qual era mesmo a diferença dos israelitas e os de outras nações? 
Não vejo nenhuma!


"Um levita viaja com sua concubina para Jebus. Passam a noite na casa de um velho hospitaleiro. Durante a noite, homens da cidade batem à porta, exigindo que o velho entregue o levita a eles. Eis que o velho solta esta pérola:
"Não, irmãos, não façais semelhante mal; já que o homem está em minha casa, não façais tal loucura. Minha filha virgem e a concubina dele trarei para fora; humilhai-as e fazei delas o que melhor vos agrade; porém, a este homem não façais semelhante loucura" (Juízes 19, 23-24).


Uau! Isso é bem melhor que espancar prostitutas no GTA! E não pára por aí, a história continua:

"E eles a forçaram e abusaram dela toda a noite até pela manhã; e, subindo a alva, a deixaram. Ao romper da manhã, vindo a mulher, caiu à porta da casa do homem, onde estava o seu senhor, e ali ficou até que se fez dia claro" (Juízes 19, 25-26)

Para fechar a seqüência "mulheres são cocô" da Bíblia, este livro santo do qual retiramos nossos códigos éticos e morais, sem o qual o mundo mergulharia em violência e insanidade..."

A transitoriedade moral manifestada na bíblia é um dos principais fatores que colocam em dúvida a sua alegada natureza divina, salientando a plausível explicação de que ela deve ser produto de atividade humana, sujeita a alterações culturais, temporais e locais.

E estes muitos outros textos Bíblicos que colocam em xeque a autoridade dela em questões morais.

Genesis 1:5 Posteriormente, Abraão deu a Isaque tudo o que possuía, 6 mas, aos filhos das concubinas que Abraão tinha, Abraão deu dádivas. Então os enviou para longe de Isaque, seu filho, enquanto ainda vivia, para o leste, para a terra do Oriente. 

Genesis 22:24 Havia também a sua concubina, cujo nome era Reumá. Com o tempo, ela mesma também deu à luz Tebá, e Gaã, e Taás e Maacá.

Genesis 35:21 Depois disso, Israel partiu e armou a sua tenda a certa distância além da torre de Éder. 22 E sucedeu, enquanto Israel residia naquela terra, que Rubem foi uma vez e se deitou com Bila, concubina de seu pai, e Israel soube disso.

Genesis 36:11 E os filhos de Elifaz vieram a ser Temã, Omar, Zefô, e Gátão e Quenaz. 12 E Timna tornou-se concubina de Elifaz, filho de Esaú. A seu tempo, ela deu à luz Amaleque a Elifaz. Estes são os filhos de Ada, esposa de Esaú.

Exodo 21:7 “E caso um homem venda sua filha como escrava, ela não sairá como saem os escravos masculinos. 8 Se ela desagrada aos olhos de seu amo, de modo que não a designe por concubina, porém, faz que seja remida, ele não tem direito de vendê-la a um povo estrangeiro por agir traiçoeiramente com ela. 

Juízes 8:30 E Gideão veio a ter setenta filhos que procederam da parte de cima da sua coxa, pois veio a ter muitas esposas. 31 Quanto à sua concubina que estava em Siquém, ela também lhe deu à luz um filho. Portanto, ele o chamou de Abimeleque.

Juízes 19:1 Ora, aconteceu que naqueles dias não havia rei em Israel. E sucedeu que certo levita residia por um tempo nas partes mais remotas da região montanhosa de Efraim. Com o tempo tomou para si uma esposa, uma concubina, de Belém de Judá. 2 E sua concubina começou a cometer fornicação contra ele.

Juízes 19:8 Quando se levantou de manhã cedo para ir, no quinto dia, então lhe disse o pai da moça: “Por favor, toma sustento para o teu coração.” E demoraram-se até se desvanecer o dia. E ambos continuavam comendo. 9 O homem levantou-se então para ir, ele e sua concubina, bem como seu ajudante; mas seu sogro, o pai da moça, disse-lhe: “Eis que já declinou o dia, tornando-se noitinha. Por favor, pernoitai. Eis que o dia está por acabar. Pernoita hoje aqui e sinta-se bem o teu coração. E amanhã tendes de levantar-vos cedo para a vossa jornada, e tens de ir para a tua tenda.” 10 No entanto, o homem não concordou em pernoitar, mas levantou-se e pôs-se a caminho, e ele chegou até defronte de Jebus, isto é, Jerusalém; e havia com ele a parelha de jumentos selados, bem como sua concubina e seu ajudante.

Juízes 19:24 Eis a minha filha virgem e a concubina dele. Por favor, deixai-mas trazer para fora, e violentai-as e fazei com elas o que for bom aos vossos olhos. Mas não deveis fazer a este homem tal coisa ignominiosa, insensata.” 25 E os homens não quiseram escutá-lo. Portanto, o homem agarrou a sua concubina e levou-a para fora a eles; e eles começaram a ter relações com ela e continuaram a abusar dela a noite inteira, até à manhã, mandando-a depois embora quando subiu a alva. 26 A mulher veio então por volta do amanhecer e caiu à entrada da casa do homem onde se achava seu amo — até a luz do dia. 27 Mais tarde se levantou seu amo, de manhã, e abriu as portas da casa e saiu para se pôr a caminho, e eis a mulher, sua concubina, caída à entrada da casa com as suas mãos sobre o limiar! 28 Disse-lhe, pois: “Levanta-te e vamos.” Mas não houve quem respondesse. O homem a pôs então sobre o jumento, e se levantou e foi para seu lugar. 29 Entrou então na sua casa e tomou o cutelo, e agarrou sua concubina e cortou-a em doze pedaços, conforme os seus ossos, e enviou-a a todo o território de Israel.

Juízes 20:3 E os filhos de Benjamim souberam que os filhos de Israel haviam subido a Mispá. Os filhos de Israel disseram então: “Falai. Como se deu esta coisa má?” 4 Nisso o homem, o levita, esposo da mulher assassinada, respondeu e disse: “Cheguei a Gibeá, que pertence a Benjamim, eu e minha concubina, para pernoitar. 5 E os proprietários de terras de Gibeá passaram a levantar-se contra mim e a cercar a casa contra mim de noite. Era a mim que tencionaram matar, mas foi a minha concubina que violentaram, e ela por fim morreu. 6 Por isso segurei a minha concubina e a cortei em pedaços, e enviei-a a todo campo da herança de Israel, porque se haviam empenhado em conduta desenfreada e em ignominiosa insensatez em Israel. 7 Eis todos vós, filhos de Israel, dai aqui vossa palavra e vosso conselho.”

2Samuel 3:6 E sucedeu que, enquanto havia guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi, o próprio Abner fortalecia constantemente a sua posição na casa de Saul. 7 Ora, Saul havia tido uma concubina cujo nome era Rispa, filha de Aiá. Mais tarde, Is-Bosete disse a Abner: “Por que foi que tiveste relações com a concubina de meu pai?” 

2Samuel 4:13 No ínterim, Davi tomava mais concubinas e esposas de Jerusalém, depois de ter chegado de Hébron; e continuaram a nascer a Davi mais filhos e filhas. 

2Samuel 15:15 Os servos do rei disseram então ao rei: “De acordo com tudo o que meu senhor, o rei, escolher, eis os teus servos.” 16 Portanto, o rei saiu, com todos os da sua casa aos seus pés, e o rei deixou ficar dez mulheres, concubinas, para tomarem conta da casa. 

2Samuel 16:20 Mais tarde disse Absalão a Aitofel: “Dai um conselho da vossa parte. Que faremos?” 21 Aitofel disse então a Absalão: “Tem relações com as concubinas de teu pai, que ele deixou atrás para tomarem conta da casa. E todo o Israel há de ouvir que te fizeste malcheiroso para teu pai e as mãos de todos os que estão contigo certamente se fortalecerão.” 22 Conseqüentemente, armaram para Absalão uma tenda sobre o terraço e Absalão começou a ter relações com as concubinas de seu pai sob os olhares de todo o Israel.

2Samuel 19:5 Por fim, Joabe entrou até o rei, na casa, e disse: “Hoje envergonhaste a face de todos os teus servos, os que hoje puseram a salvo a tua alma e a alma dos teus filhos e das tuas filhas, e a alma das tuas esposas e a alma das tuas concubinas, 6 amando os que te odeiam e odiando os que te amam; pois informaste hoje que chefes e servos não significam nada para ti, porque eu bem sei hoje que, se tão-somente Absalão estivesse vivo e todos nós estivéssemos hoje mortos, ora, neste caso seria direito aos teus olhos. 

2Samuel 20:3 Por fim chegou Davi à sua casa em Jerusalém. O rei tomou então as dez mulheres, as concubinas que deixara atrás para tomarem conta da casa, e as pôs numa casa de custódia, mas continuou a suprir-lhes alimento. E não teve mais relações com elas, mas elas continuaram encerradas até o dia da sua morte, em viuvez com um [marido] vivo.

2Samuel 21:11 Por fim se relatou a Davi o que Rispa, filha de Aiá, concubina de Saul, tinha feito. 12 Portanto, Davi foi e tomou os ossos de Saul e os ossos de Jonatã, seu filho, dos proprietários de terras de Jabes-Gileade, que os haviam furtado da praça pública de Bete-Sã, onde os filisteus os tinham pendurado no dia em que os filisteus golpearam a Saul em Gilboa.

1Reis 11:3 E ele veio a ter setecentas esposas, princesas, e trezentas concubinas; e suas esposas gradualmente lhe inclinaram o coração. 4 E sucedeu, no tempo da velhice de Salomão, que as próprias esposas dele lhe haviam inclinado.

1Cronicas 1:32 Quanto aos filhos de Quetura, concubina de Abraão, deu ela à luz Zinrã, e Jocsã, e Medã, e Midiã, e Isbaque, e Suá.

1Cronicas 2:46 Quanto a Efá, concubina de Calebe, deu à luz Harã, e Moza, e Gazez. Quanto a Harã, tornou-se pai de Gazez. 47 E os filhos de Jadai foram Regém, e Jotão, e Gesã, e Pelete, e Efá, e Saafe. 48 Quanto a Maacá, concubina de Calebe, deu à luz Seber e Tirana.

1Cronicas 3:5 E os seguintes lhe nasceram em Jerusalém: Siméia, e Sobabe, e Natã, e Salomão, quatro de Bate-Seba, filha de Amiel, 6 e Ibar, e Elisama, e Elifelete, 7 e Nogá, e Nefegue, e Jafia, 8 e Elisama, e Eliada, e Elifelete, nove, 9 todos filhos de Davi, além dos filhos das concubinas, e Tamar, irmã deles.

1Cronica 7:14 Os filhos de Manassés foram Asriel, que a sua concubina síria deu à luz. (Ela deu à luz Maquir, pai de Gileade. 

2Cronicas 11:21 E Roboão amava mais a Maacá, neta de Absalão, do que a todas as suas outras esposas e suas concubinas; pois havia tomado dezoito esposas, também sessenta concubinas, de modo que se tornou pai de vinte e oito filhos e sessenta filhas.

Ester 2:12 E chegando a vez de cada moça para entrar até o Rei Assuero, depois de lhe ter acontecido segundo o regulamento das mulheres, por doze meses, pois era assim que se cumpriam gradualmente os dias de seu tratamento por massagens, seis meses com óleo de mirra, e seis meses com óleo de bálsamo, e com as massagens das mulheres; 13 então nestas condições entrava a própria moça até o rei. Dava-se-lhe tudo o que mencionasse, para acompanhá-la da casa das mulheres à casa do rei. 14 Ela mesma entrava à noitinha e ela mesma retornava de manhã à segunda casa das mulheres, a cargo de Saasgaz, eunuco do rei, guardião das concubinas. Não entrava mais até o rei a menos que o rei se tivesse agradado dela e ela fosse chamada por nome.

Cântico de Salomão 6:4 “Tu és bela, ó companheira minha, como a Cidade Agradável, linda como Jerusalém, formidável como companhias ajuntadas em volta de estandartes. 5 Vira teus olhos da minha frente, pois eles é que me têm alarmado. Teu cabelo é como uma grei de caprídeos que desceram pulando de Gileade. 6 Teus dentes são como uma grei de ovelhas que subiram da lavagem, todas elas tendo gêmeos, nenhuma dentre elas tendo perdido sua cria. 7 Como fatia de romã são as tuas têmporas atrás do teu véu. 8 Talvez haja sessenta rainhas e oitenta concubinas, e donzelas sem número. 9 Há uma que é a minha pomba, minha inculpe. Há uma que pertence à sua mãe. Ela é a pura daquela que a deu à luz. As filhas viram-na e passaram a chamá-la feliz; rainhas e concubinas, e passaram a louvá-la: 10 ‘Quem é esta mulher que está olhando para baixo como a alva, bela como a lua cheia, pura como o sol brilhante, formidável como companhias ajuntadas em volta de estandartes?’”

Ezequiel 23:18 “E ela prosseguiu expondo os seus atos de prostituição e a descobrir a sua nudez, de modo que a minha alma apartou-se em desgosto da sua companhia, assim como a minha alma se apartara em desgosto da companhia de sua irmã. 19 E ela continuou a multiplicar os seus atos de prostituição a ponto de relembrar os dias de sua mocidade, quando se prostituía na terra do Egito. 20 E ela continuou a apaixonar-se à moda das concubinas pertencentes àqueles cujo membro carnal é como o membro carnal dos jumentos, e cujo órgão genital é como o órgão genital dos cavalos. 21 E continuaste a chamar atenção para a conduta desenfreada da tua mocidade por se premerem teus seios, desde o Egito em diante, por causa dos peitos da tua mocidade.
´
Daniel 5:1 No que se refere a Belsazar, o rei, deu ele um grande banquete a mil dos seus grandes e bebia vinho na frente dos mil. 2 Belsazar, sob a influência do vinho, disse que trouxessem os vasos de ouro e de prata que Nabucodonosor, seu pai, retirara do templo em Jerusalém, para que bebessem neles o rei e seus grandes, suas concubinas e suas esposas secundárias. 3 Naquele tempo trouxeram os vasos de ouro retirados do templo da casa de Deus em Jerusalém, e bebiam neles o rei e seus grandes, suas concubinas e suas esposas secundárias. 4 Beberam vinho e louvaram os deuses de ouro e de prata, cobre, ferro, madeira e pedra.

Daniel 5:22 “E no que se refere a ti, seu filho Belsazar, não humilhaste teu coração, embora soubesses de tudo isso. 23 Mas enalteceste-te contra o Senhor dos céus e fizeste trazer perante ti até mesmo os vasos da sua casa; e tu e os teus grandes, tuas concubinas e tuas esposas secundárias bebestes vinho neles, e louvaste os meros deuses de prata e de ouro, cobre, ferro, madeira e pedra, que nada vêem, nem ouvem, nem sabem; mas não glorificaste o Deus em cuja mão está o teu fôlego e a quem pertencem todos os teus caminhos.

10 comentários:

  1. Cara, o antigo testamento é bem tosco mesmo. Não sei como conseguiram juntar o antigo com o novo testamento e dizerr que ambos falam do mesmo Deus. São deuses muito diferentes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou completamente supreendido não pode ter inspiração divina,é impossivel que assim seja.

      Excluir
  2. Amigos, é muito louco né... Porem em nem uma dessas situações vemos ordem de Deus para que isso fosse legalizado. Deus nunca mandou ou autorizou essa pratica, foram atos meramente humano e cumpriam claramente leis arcaicas e de convivência...Ainda nos dias de hoje a lei diz que não se pode matar ou roubar, nem por isso deixou de existir, por essa praticas Deus enviou seu filho para morrer por todos nós... Mas ainda no velho testamento vemos o agir de deus com o perdão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia a Bíblia. Não vi nenhum comentário seu sobre alguma passagem que prove o contrário.
      Quando se estuda a sociologia da religião, um dos pontos explorados é o ódio nutrido pelas religiões monoteístas em relação ao sexo feminino. Isso se deve ao fato de a idéia do deus único ser uma projeção da imagem do próprio patriarca sobre o inconsciente coletivo.
      Na Bíblia, percebemos isso desde a história do pecado original até os comentários do apóstolo Paulo sobre o papel das mulheres.
      1) Primeiro vale citar que a ordem foi dada por Moisés e não por Deus. A Lei de Deus mandava extinguir todas as pessoas dos povos conquistados, cf. Dt. 20.16.
      Ufa, assim eu fico mais tranquilo! Então Deus não mandava estuprar, somente matar? Que bom!
      Infelizmente, a própria bíbla contradiz essa afirmação. Veja bem:

      14. Porém, as mulheres, e as crianças, e os animais; e tudo o que houver na cidade, todo o seu despojo, tomarás para ti; e comerás o despojo dos teus inimigos, que te deu o SENHOR teu Deus.
      15. Assim farás a todas as cidades que estiverem mui longe de ti, que não forem das cidades destas nações.
      16. Porém, das cidades destas nações, que o SENHOR teu Deus te dá em herança, nenhuma coisa que tem fôlego deixarás com vida.
      (Deuteronômio 20:14-16)

      Viu só?! A própria passagem citada já começa estabelecendo que as mulheres das terras distantes seriam tomadas como parte dos despojos de guerra - somente no caso das recebidas como herança divina é que se deveria eliminar toda a vida humana. Mais uma vez é a Bíblia justificando a prostituição!
      Veja que Deus não mandou poupar as mulheres: ele mandou tomá-las!
      Ora, se alguém toma o filho de outrem para si, eu até posso presumir que seja para criá-lo como seu, incutindo-lhe as suas próprias crenças; mas, se alguém toma para si a mulher de outrem, certamente não é para pular corda com ela!
      Agora, voltamos ao ponto de partida do debate!
      Indignado, Moisés (e não Deus!) mandou matar as mulheres que tivessem se relacionado com os homens midianitas e os meninos. Era uma forma de garantir que o povo midianita seria extinto, não mais restando semente.
      Curioso! Então, quando determinada ordem ultrapassa as fronteiras da animalidade, é porque ela vem de Moisés; já quando fica dentro das fronteiras da animalidade, ela vem de Deus. E o que você me diz do versículo 14 do Capítulo 20 de Deuteronômio que dizem ser proveniente de Deus?
      3) E por que Moisés permitiu que as virgens (meninas) fossem preservadas?

      - poderiam servir como criadas, como servas ou escravas, não necessariamente concubinas;
      Meu caro, ou você está apostando na nossa ingenuidade, ou está tentando tapar o Sol com a peneira: por que logo as virgens? Ora, ninguém precisa ser virgem para servir de empregada! Agora, numa sociedade extremamente patriarcal, a virgindade feminina é considerada um item valioso para fins de exploração sexual. Ainda hoje, em pleno séc. XXI., há homens que cobiçam mais as mulheres virgens. É um resquício dos tempos bíblicos em plena sociedade moderna, infelizmente!
      Nem tente me dizer que era para "eliminar a semente", pois as próprias virgens poupadas já eram uma semente!
      Depois, o próprio texto bíblico deixa subentendido o verdadeiro propósito quando ele diz "poupai-as para vós" - ou seja, para o vosso desfrute, vosso deleite. E não se esqueça: para bom entendedor, meia palavra basta!
      Portanto, é absurda a versão de que Deus mandou estuprar meninas. Nem Deus, nem Moisés.
      Tá certo! Então Deus - ou Moisés - mandou poupar as mulheres virgens para "brincar de casinha"! Coincidência o fato de serem logo as virgens! Poupe-me!!!

      Excluir
  3. Esse espaço é para um diálogo construtivo...agressões, palavrões ou mesmo ataques pessoais vão ser solenemente excluídos. Comentários que tem uma base de raciocínio e um desejo sincero para aprofundar sobre os temas citados serão muito bem recebidos e publicados. Seria interessante (não obrigatório)ao postar o usuário se identificar!

    ResponderExcluir
  4. Sempre fico chocada quando estudo o VT.O Deus de lá não se parece muito com o Deus misericordioso do NT.Quando eu estudava com TJ, sempre questionava a diferença de dessas duas partes da Bíblia e porque Deus havia mudado de ideia.Nunca recebi uma história satisfatória.São poucas as histórias no VT onde vejo o Deus benevolente do NT.Acredito em Deus sim, mas não acredito que a Bíblia seja de fato a Palavra Dele.Acredito que a Palavra esteja nela, mas não seja ela.O Deus em acredito é um Deus de justiça sim, mas é de amor e misericórdia aos seus filhos também.
    N.

    ResponderExcluir
  5. Interessante como existem pessoas idiotas!!
    Exclui um comentário, supostamente atribuído a minha pessoa.
    Esse sujeito perdeu seu tempo criando um fake sob meu nome só para atribuir a mim comentários de baixo teor!!
    Uma mensagem para esse sujeito: Você não vale a bosta que caga!

    ResponderExcluir
  6. O fato dos hebreus pouparem as virgens certamente reflete um costume da época, basta uma pesquisa mais aprofundada daquele momento. Em toda sociedade patriarcal, e o senhor mesmo diz que estamos diante de uma, as gerações se atribuem ao PAI, logo, eles a tomaram para suscitar descendência. Uma linhagem não pura, mas se observarmos o decorrer da Bíblia, veremos que os hebreus nunca mantiveram sua "mítica" pureza racial, que é mais um engano. Penso que talvez, por estarem detonando tudo e todos ao redor, precisavam repovoar o local, e haja mulheres para isso. É só uma tese, não digo que é correto ou não, mas talvez seja exigir demais que nós, homens da modernidade, interpretemos de acordo com nossos atuais valores costumes antigos e arcaicos, que servem mais como referência histórica que padrão de conduta. Valor do ser humano? Ideia da modernidade. Ser humano como fim em si mesmo? So se Kant tem uma máquina semelhante ao de volta para o futuro. Aqueles homens interpretavam a vontade de Deus da forma como a podiam entender, e eram todos? Se alguém procurar ler notícias nossas em jornais daqui a 1000 anos, vão achar que todos curtiam carnaval? Sei lá, por mim cala-te boca, pois do que não se pode falar, o melhor e calar.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Correto dizer que o costume de pouparem mulheres como despojo de guerra era costume de quase todas as nações e não uma particularidade da nação de Israel. Porém, o fato de se auto intitularem nação de Deus e seguir preceitos divinos contraria esse costume que deveria, á luz da Lei de Deus, ser abominada, aliás, á luz da Lei de Deus, nem sequer guerra deveriam ter feito.

    ResponderExcluir