"Um indício de que nos tornamos vítimas do auto-engano é se ficarmos irados quando nossas crenças são questionadas. Em vez de ficarmos irados, é sábio manter a mente aberta e escutar com atenção o que outros dizem - mesmo quando temos certeza de que a nossa opinião está certa. - A Sentinela de 15 de julho de 2003, p.22

segunda-feira, 23 de abril de 2012

A Terra segundo a Bíblia

A Terra segundo a bíblia.
Resolvi fazer um post explicando melhor alguns erros contidos na bíblia, mesmo que seja clichê, são bem interessantes de se analisar, e mesmo que os velhos argumentos de que as passagens estão fora de contexto continuem, vou mostrar algumas passagens que mostre o que à bíblia diz (ou tenta dizer) sobre a Terra.

A bíblia não descreve nem indica explicitamente nenhum modelo físico-espacial da Terra, do Sistema Solar ou do Universo. Nem de Terra esférica, nem de Terra plana. Mas algumas descrições, as narrações e o imaginário dos autores têm um modelo que serve de base, e este não deixa dúvidas. Não há absolutamente nenhuma referência direta à translação e à rotação da Terra, nem à sua esfericidade.

Bíblia crê numa Terra plana e fixa, num Universo Geocêntrico e num céu totalmente sólido, em algumas passagens da pra se perceber esse erro grotesco.

Em Jô se diz:
9:5—7 — Ele é o que remove os montes, sem que o saibam, e os transtorna no seu furor; o que sacode a terra do seu lugar, de modo que as suas colunas estremecem; o que dá ordens ao sol, e ele não nasce; o que sela as estrelas

38:4—6 — Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Faze-mo saber, se tens entendimento. Quem lhe fixou as medidas, se é que o sabes? ou quem a mediu com o cordel? Sobre que foram firmadas as suas bases, ou quem lhe assentou a pedra de esquina

26:7—11 — Ele estende o norte sobre o vazio; suspende a terra sobre o nada. (...) Marcou um limite circular sobre a superfície das águas, onde a luz e as trevas se confinam. As colunas do céu tremem, e se espantam da sua ameaça

22:14 — Grossas nuvens o encobrem, de modo que não pode ver; e ele passeia em volta da abóbada do céu

37:18 — Acaso podes, como Ele, estender o firmamento, que é sólido como um espelho fundido?

Em Eclesiastes:
1:5 — O sol nasce, e o sol se põe, e corre de volta ao seu lugar donde nasce

Em Salmos:
96:10 — Dizei entre as nações: O Senhor reina; ele firmou o mundo, de modo que não pode ser abalado

Em I Crônicas:
16:30 — Trema diante dele toda a terra; o mundo se acha firmado, de modo que se não pode abalar

Em Isaías:
40:22 — E ele o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos



Um dos maiores fundamentos de quem defende a Terra esferóide na bíblia é em Isaías 40:22, traduzindo a passagem que fala de um "círculo" como "redondeza". Há até traduções corrigidas atualmente, atualizadas e em novas linguagens (Estranho, não? E a inspiração divina ou qualquer coisa do tipo.) que adotam a idéia da "Terra redonda".

Uma esfera é redonda? Sim, uma esfera é redonda. Mas um círculo também é. Um cilindro ou um cone também. Geometria básica:

Círculo é uma figura bidimensional, um polígono de infinitos vértices e infinitos lados, como uma pizza.
Esfera é uma figura tridimensional, um poliedro de infinitos vértices e infinitas faces, como uma bola.Simples, não é?
E não venham com o velho argumento de que os hebreus não sabiam disso. As palavras são bem claras, principalmente porque “círculo” e “esfera” no hebraico são duas palavras bem distintas:

Círculo = chuwg (חוג)
Esfera = duwr (דור)Não só os hebreus sabiam a diferença como o próprio Isaías o mesmo que defende a passagem a favor do erro grotesco, ele mesmo usa as duas palavras. Veja:

Isaías 22:18 — Certamente te enrolará como uma bola, e te lançará para um país espaçoso

Enfim, a bíblia declara que a terra é o centro do Universo? Não, mas todas as explicações dentro da bíblia sobre o Sistema Solar (na verdade apenas Terra/Sol/Lua) o adotam.

A bíblia declara a terra plana? Não exatamente, mas todas as passagens que explicam sobre a forma da Terra adotam essa idéia de que a Terra é plana.

Mas o que é uma terra plana frente a morcegos-aves, insetos de 4 patas, lebres ruminantes (Levítico 11), animais manchados e listrados por causa de bambus listrados (Gênesis 30), grãos de trigo que morrem para germinar (João 12), grãos de mostarda que são os menores que existem mas se tornam nas maiores hortaliças e depois em árvores (Mateus 13), o valor de π (pi) ser 3 exato (I Reis 7 e II Crônicas 4), ouro enferrujar (Tiago 5), sangue de animais curar doenças (Levítico 14) e outras coisas do tipo? Quase nada né, vamos relevar, é só um livro escrito baseado em um ser imaginário. Desprovido de qualquer conhecimento em geral.

FONTE: http://ateismopelomundo.blogspot.com/20 ... um=twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário