"Um indício de que nos tornamos vítimas do auto-engano é se ficarmos irados quando nossas crenças são questionadas. Em vez de ficarmos irados, é sábio manter a mente aberta e escutar com atenção o que outros dizem - mesmo quando temos certeza de que a nossa opinião está certa. - A Sentinela de 15 de julho de 2003, p.22

sábado, 3 de setembro de 2011

Cristãos devem acreditar e ter fé! Em Deus ou no corpo governante?

por gerom


O que será que fez com que eu "esfriasse" na "verdade" (termos usados pela Torre de Vigia) depois de mais de cinquenta anos dentro dos pátios da Torre de Vigia?

Deixe-me explicar.

Tenho um problema de consciência em função de ter ensinado antes verdades bíblicas em relação as verdades atuais.
Parece-me que os ensinos da Torre de Vigia tem data de validade!

Inclusive isso se reflete em vergonha do que poderia eu hoje ensinar, e amanhã ocorram outras mudanças, e eu não possa contactar aquelas pessoas ensinadas no trabalho de campo e tentar ensina-las uma nova versão. Aquilo que foi ensinado antes tornou-se uma mentira! Isso me faz muito mal hoje! Isto se tornou para mim um grande problema de consciência!

As verdades de nosso Deus são imutáveis. Não mudam e nunca mudaram. Elas foram reveladas de maneira direta àqueles que as receberam e as escreveram. Embora alguns não as entendessem, não todos, eles não procuram interpretar por suas próprias vontades, vontades de terceiros, ou foram auxiliados por alguns que dissessem ter descoberto verdades por trás da análise de diversos textos dispersos dentro da sua palavra, a bíblia, por junta-los e criarem uma nova verdade ou versão da vontade Daquele que a transmitiu.

A Torre de Vigia costuma dizer que muitos não sabem com Deus age. Mas, percebe-se nitidamente que eles também não o sabem. Basta ler a bíblia para se aperceber-se bem disso.

Quando uma entidade profere ameaças, como a Torre de Vigia, é sinal que algo está errado. Isto pode ser entendido como perda da razão! E isto pode ser visto nos discursos e literaturas de estudo nos Salões do Reino, assembelias e congressos.

Não é estranho e recorrente que a Torre de Vigia viva a acusar sempre os outros? Acusam àqueles aos quais chama de apóstatas de serem impacientes, orgulhos e ingratos (conforme discurso do congresso 2011)? Não é também estranho que chamem ungidos atuais, que estão engordando os números atuais, de doentes mentais, emocionais e atrelados a ensinos da religão que antes frequentavam (Sentinela XX)? Acusam sempre os membros TJs, por exemplo, de serem culpados pela interpretação errada sobre a data de 1975? Parece estranho a recorrência da Torre de Vigia que nunca se diz culpada de erros cometidos no passado em relação as suas interpretações. Culpados são sempre os outros que não entenderam algo que foi dito por ela. Afinal, quem são os malucos? Quem são os desestabilizados que parecem não saber para onde estão indo? Quem se mostra guia cego levando a muitos a um destino que nem sabem direito onde vai dar?

Como a Torre de Vigia costuma dizer que muitos não tem paciência, são orgulhosos e são ingratos, portanto venho levantar alguns quetionamentos: Não é exatamente isso que demonstrou a Torre de Vigia? Teve ela paciência, desprendimento de orgulho, ao revelar verdades, ensinar conceitos, que precisam ser mudados ao sabor do tempo porque perderam a validade? Porque tais revelações não se mostraram eficazes? Não foi por orgulho de se mostrarem sábios demais ou querem se antecipar a sabedoria do mundo religioso? Não se mostraram impacientes em esperar que acontecimentos hodiernos pudessem ser interpretados a luz da bíblia de maneira consistente? Não se mostra ela ingrata por sempre, através de "conselhos amorosos", ficar cobrando de todos os membros mais e mais empenho nas contribuições de "donativos", serviço voluntário e horas de pregação?

Por que será que sempre culpam os outros? Não seriam eles próprios que criam expectativas em sua publicações e esboços de discursos? Por que será que muitas congregações estão sendo esvaziadas, assistência diminuida, e muitas estão sendo fechadas? Por que será que existem muitos membros doentes por depressão em função de expectativas que nunca se cumprem e de cobranças feitas por membros da dianteira? Será que está havendo um peneiramento ou muitos tem ficado alertas em relação a atuação da Torre de Vigia (e seu corpo governante) e tem aberto suas mentes?

Se nos voltarmos ao passado das hodiernas Testemunhas de Jeová, encontraremos duas figuras que foram importantes no desenvolvimento da Torre de Vigia. Seriam eles Russel e Rutherford. Se por ventura fosse possível trazê-los à vida, hoje, perceberemos que ambos seriam desassociados por apostasia em função do que acreditavam, e pregavam. Ou eles mudariam substancialmente tudo aquilo que hoje a Torre de Vigia ensina, interpreta, faz com que todos os membros fiquem por debaixo de suas ordens e instruções!

O que diria o atual corpo governante? Será que diriam que a culpa é de Deus, Jeová? Ou a culpa seria do Espirito Santo, hein, dona Torre de Vigia, que não tem comparecido às reuniões do corpo governante para lhes sussurar nos ouvidos aquilo que realmente deveriam ensinar?

Será que a Torre de Vigia deveria ir ALÉM daquilo que a palavra de Deus, a bíblia, indica ou mostra?

Por exemplo:

É necessário uma boa dose de fé, não em Deus mas no corpo governante, para se crer que, por exemplo conforme falado no conrgresso de 2011, de que "Esta geração consiste em dois grupos de cristãos ungidos", sendo um deles contemporâneo do primeiro. Onde esse grupo do corpo governante enxerga algo que não está escrito na Palavra de Deus? Talvez poderiam dizer que o espírito santo de alguma forma contou-lhes algo, ou os guiou, mas nas revistas A Sentinela w81 15/8 19 e w79 1/9 23-4*, eles mesmo dizem que não são perfeitos (claro, não resta dúvida) e nem recebem o espírito santo, não são inspirados!

Conclusão:

E aí Tjs devem acreditar e ter fé no corpo governante?

http://extestemunhasdejeova.net/forum/viewtopic.php?f=15&t=9680

Um comentário:

  1. A verdade é que todas as religiões oprimem as pessoas, as sufocam,até que muitas explodam tanto que o que mais temos vistos são escândalos envolvendo religiosos.E o pior é que casa religião cristão tem a sua própria interpretação da Bíblia e nunca sabemos qual é a certa(se é que há uma certa!).Já vi a religião fazer bem para muitas pessoas, pessoas que só "andam na linha" se estiverem de coleira.Mas também já vi ela destruindo muitas vidas, famílias.E vemos essas coisas em todas elas, não só das Testemunhas de Jeová(embora as TJ peguem mais pesado com a questão do sangue e da desassociação.
    N.

    ResponderExcluir