"Um indício de que nos tornamos vítimas do auto-engano é se ficarmos irados quando nossas crenças são questionadas. Em vez de ficarmos irados, é sábio manter a mente aberta e escutar com atenção o que outros dizem - mesmo quando temos certeza de que a nossa opinião está certa. - A Sentinela de 15 de julho de 2003, p.22

segunda-feira, 23 de abril de 2012

A Terra segundo a Bíblia

A Terra segundo a bíblia.
Resolvi fazer um post explicando melhor alguns erros contidos na bíblia, mesmo que seja clichê, são bem interessantes de se analisar, e mesmo que os velhos argumentos de que as passagens estão fora de contexto continuem, vou mostrar algumas passagens que mostre o que à bíblia diz (ou tenta dizer) sobre a Terra.

A bíblia não descreve nem indica explicitamente nenhum modelo físico-espacial da Terra, do Sistema Solar ou do Universo. Nem de Terra esférica, nem de Terra plana. Mas algumas descrições, as narrações e o imaginário dos autores têm um modelo que serve de base, e este não deixa dúvidas. Não há absolutamente nenhuma referência direta à translação e à rotação da Terra, nem à sua esfericidade.

Bíblia crê numa Terra plana e fixa, num Universo Geocêntrico e num céu totalmente sólido, em algumas passagens da pra se perceber esse erro grotesco.

Em Jô se diz:
9:5—7 — Ele é o que remove os montes, sem que o saibam, e os transtorna no seu furor; o que sacode a terra do seu lugar, de modo que as suas colunas estremecem; o que dá ordens ao sol, e ele não nasce; o que sela as estrelas

38:4—6 — Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Faze-mo saber, se tens entendimento. Quem lhe fixou as medidas, se é que o sabes? ou quem a mediu com o cordel? Sobre que foram firmadas as suas bases, ou quem lhe assentou a pedra de esquina

26:7—11 — Ele estende o norte sobre o vazio; suspende a terra sobre o nada. (...) Marcou um limite circular sobre a superfície das águas, onde a luz e as trevas se confinam. As colunas do céu tremem, e se espantam da sua ameaça

22:14 — Grossas nuvens o encobrem, de modo que não pode ver; e ele passeia em volta da abóbada do céu

37:18 — Acaso podes, como Ele, estender o firmamento, que é sólido como um espelho fundido?

Em Eclesiastes:
1:5 — O sol nasce, e o sol se põe, e corre de volta ao seu lugar donde nasce

Em Salmos:
96:10 — Dizei entre as nações: O Senhor reina; ele firmou o mundo, de modo que não pode ser abalado

Em I Crônicas:
16:30 — Trema diante dele toda a terra; o mundo se acha firmado, de modo que se não pode abalar

Em Isaías:
40:22 — E ele o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos



Um dos maiores fundamentos de quem defende a Terra esferóide na bíblia é em Isaías 40:22, traduzindo a passagem que fala de um "círculo" como "redondeza". Há até traduções corrigidas atualmente, atualizadas e em novas linguagens (Estranho, não? E a inspiração divina ou qualquer coisa do tipo.) que adotam a idéia da "Terra redonda".

Uma esfera é redonda? Sim, uma esfera é redonda. Mas um círculo também é. Um cilindro ou um cone também. Geometria básica:

Círculo é uma figura bidimensional, um polígono de infinitos vértices e infinitos lados, como uma pizza.
Esfera é uma figura tridimensional, um poliedro de infinitos vértices e infinitas faces, como uma bola.Simples, não é?
E não venham com o velho argumento de que os hebreus não sabiam disso. As palavras são bem claras, principalmente porque “círculo” e “esfera” no hebraico são duas palavras bem distintas:

Círculo = chuwg (חוג)
Esfera = duwr (דור)Não só os hebreus sabiam a diferença como o próprio Isaías o mesmo que defende a passagem a favor do erro grotesco, ele mesmo usa as duas palavras. Veja:

Isaías 22:18 — Certamente te enrolará como uma bola, e te lançará para um país espaçoso

Enfim, a bíblia declara que a terra é o centro do Universo? Não, mas todas as explicações dentro da bíblia sobre o Sistema Solar (na verdade apenas Terra/Sol/Lua) o adotam.

A bíblia declara a terra plana? Não exatamente, mas todas as passagens que explicam sobre a forma da Terra adotam essa idéia de que a Terra é plana.

Mas o que é uma terra plana frente a morcegos-aves, insetos de 4 patas, lebres ruminantes (Levítico 11), animais manchados e listrados por causa de bambus listrados (Gênesis 30), grãos de trigo que morrem para germinar (João 12), grãos de mostarda que são os menores que existem mas se tornam nas maiores hortaliças e depois em árvores (Mateus 13), o valor de π (pi) ser 3 exato (I Reis 7 e II Crônicas 4), ouro enferrujar (Tiago 5), sangue de animais curar doenças (Levítico 14) e outras coisas do tipo? Quase nada né, vamos relevar, é só um livro escrito baseado em um ser imaginário. Desprovido de qualquer conhecimento em geral.

FONTE: http://ateismopelomundo.blogspot.com/20 ... um=twitter

quinta-feira, 19 de abril de 2012

As principais contradições da Bíblia em Gênesis



Vemos em toda a bíblia certas coisas como catástrofes, fenômenos inexplicáveis, maldições, criaturas incríveis, monstros, profecias, milagres, mas muitas vezes absurdos grotescos. Nesta serie de matérias farei uma seleção de absurdos que eu não consigo achar sequer uma explicação plausível. Vamos ver algumas questões que desafiam até aos mais sábios:



No primeiro dia Deus cria a luz e a separa da escuridão, o dia da noite, mas ele ainda não criou os objetos que produzem luz (o sol e as estrelas) até o quarto dia:



E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
Gn 1:3-5

E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.
E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.
E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,
E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.
E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.
Gn 1:14-19



Como pode haver "a tarde e a manhã" no primeiro dia se não havia nenhum sol para marcá-los?

E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
Gn 1:5


Deus gasta 1/6 do esforço criativo dele (o segundo dia) trabalhando em um firmamento sólido. Esta estranha estrutura que Deus chama céu, pretende separar as águas mais altas das águas mais baixas:

E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.
E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
Gn 1:6-8


As plantas são criadas no terceiro dia, antes de lá existir um sol para realizar a fotossíntese. Note, entretanto, que Deus deixa a terra produzir as plantas, em lugar de criá-las diretamente. Talvez o Gênesis não seja assim tão anti evolução afinal de contas.



E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
Gn 1:11


Eis que vos tenho dado toda erva... e toda árvore... E a todo animal da terra." Uma vez que muitas plantas evoluíram para proteger-se contra animais que gostariam de comê-las, o conselho de Deus é mais que imprudente. Você diria a seus filhos para ir ao jardim e comer as plantas que encontrassem? Claro que não. Então, você está sendo melhor e mais inteligente do que Deus:



E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
Gn 1:29


"Deus... descansou." Até Deus se cansa às vezes. Eu imagino como ele deve se cansar todo dia recebendo milhões de orações e pedidos.



E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
Gn 2:2


A árvore da vida... e a árvore da ciência do bem e do mal." Deus criou duas árvores mágicas: a árvore da vida e a árvore do conhecimento. Comer da primeira, você viverá para sempre, comer da segunda, você morrerá no mesmo dia. De qualquer maneira, Adão comeu da árvore do conhecimento e viveu por mais 930 anos. Mas ele nunca teve a chance de comer da árvore da vida. Deus o impediu de comê-la para que ele não se tornar-se um deus, e viver para sempre.



E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
Gn 2:9

Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Gn 2:17

Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,
Gn 3:22

E foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu.
Gn 5:5


Uma serpente inteligente ("a mais astuta" de Deus) conversa com Eva sobre árvores, morte e o conhecimento do bem e do mal. Ela persuade Eva a comer da fruta proibida e na primeira mordida, Eva se torna culpada:



Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
Gn 3:1


Deus passeia e conversa (com ele mesmo?) no jardim, e busca Adão e Eva (que se esconderam), como assim se esconderam? Será que nesse tempo Deus não tinha o dom da onipresença?



E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim.
E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
Gn 3:8-9


Deus amaldiçoa a serpente. De agora em diante ela rastejará sobre o seu ventre e comerá pó. E como ela conseguia se mover antes? pulando sobre o rabo, talvez? E, além do mais, cobras não comem pó:



Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
Gn 3:14


Deus amaldiçoa a terra e faz espinhos e cardos crescerem. Antes disto, de acordo com a (falsa) história do Gênesis, as plantas não tinham nenhuma defesa natural:



E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
Gn 3:17-18


Deus mata alguns animais e faz alguns casacos de pele para Adão e Eva:



E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.
Gn 3:21


Deus expulsa Adão e Eva do jardim antes que eles tivessem a chance de comer daquela outra árvore - a árvore de vida. Deus sabe que se eles o fizessem se tornariam "como um de nós" e viveriam eternamente. Um pensamento realmente assustador para um deus inseguro:



Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,
O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.
E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.
Gn 3:22-24

Fonte: http://teoriaalien.blogspot.com.br/2012/04/biblia-proibida-absurdos.html?showComment=1334872862373#c2681730468383134475