"Um indício de que nos tornamos vítimas do auto-engano é se ficarmos irados quando nossas crenças são questionadas. Em vez de ficarmos irados, é sábio manter a mente aberta e escutar com atenção o que outros dizem - mesmo quando temos certeza de que a nossa opinião está certa. - A Sentinela de 15 de julho de 2003, p.22

domingo, 14 de outubro de 2012

Pertenço a uma Organização dirigida por Deus? - PARTE 4

Parte 4 - Foi a nossa organização escolhida em 1919? 

Nesta quarta e último postagem, vamos analisar:
O conceito de que Cristo escolheu a Sociedade Torre de Vigia para representar a parte terrestre da organização de Deus em algum momento entre 1918 e 1919. 
Esta é a principal razão dada na literatura da Sociedade de o por que a classe do escravo deve ser vista como canal de comunicação de Deus com a humanidade. 
Há três linhas menores de raciocínio para chegar a essa conclusão, e estas já foram discutidas em profundidade nas 3 primeiras partes. 
Muitos de vocês que estão lendo esta postagem são zelosas Testemunhas de Jeová que querem apoiar a "classe do escravo", os quais querem atingir a Terra inteira com a mensagem de boas novas da Bíblia. Seus motivos e entusiasmo devem ser elogiados, especialmente desde que você visualize o seu objetivo principal de ajudar os outros. 
No entanto, seria sábio você analisar por um momento algumas crenças, apenas para garantir que você está adorando a Deus com a "verdade". (João 4:23-24) 
Afinal, imagine por um momento que fosse provado depois de tudo, que esta não é "a verdade" e que todo o seu tempo, esforço e entusiasmo estão sendo desviados e canalizados para apoiar uma organização puramente humana.
"Impossível!", Você dirá imediatamente! 

Como é que você chegou a conhecer a verdade real, sem uma análise de todas as coisas com precisão e continuamente "provando se você está na fé"? (Lucas 1:03;. 2 Coríntios 13:5) 
Lembre-se que constantemente exortamos as pessoas em nossa pregação “a avaliar suas próprias crenças”! - Fazemos isso no momento em que nós mesmos não avaliamos as nossas?
Visto que a verdade “sempre” permanece, quão real é o nosso escrutínio sobre esta?
É com essas questões em mente que exorto-vos a ler este artigo, e dar ao conteúdo a devida consideração. Pode ser que, após a leitura, você chegará a conclusão de que as Testemunhas de Jeová e sua "classe do escravo" não poderia ter sido escolhido por Cristo em 1919 depois de tudo. Por outro lado, você ainda pode considerar este ensino como verdade. Independentemente disso, se o que temos é realmente "a verdade", então não pode haver nenhum mal em reafirmar isso para nós mesmos, explorando todas as possíveis objeções que outros possam argumentar com a gente. 
Por que 1919 é tão importante? 
Vale a pena lembrar-se brevemente do que a sociedade realmente alega que aconteceu entre 1918 e 1919. De acordo com sua interpretação da profecia bíblica, em 1918 Cristo cumpriu Malaquias 3:1 vindo a inspecionar "templo espiritual" de Jeová, que se diz representar os seguidores ungidos de Cristo. Após fazer isso, diz-se que, em 1919, ele escolheu os Estudantes da Bíblia como a sua "classe do escravo", BASEADO no "alimento espiritual" que estavam distribuindo na época. Isso está bem refletido na seguinte citação de um artigo de revista de 2007: 
"'Ao chegar" para inspecionar o "escravo" em 1918, Cristo encontrou um remanescente espírito ungido de discípulos fiéis, que desde 1879 vinha usando este jornal [A Sentinela] e outras publicações baseadas na Bíblia para fornecer alimento espiritual. Ele os reconheceu como seu instrumento coletivo, ou "escravo", e em 1919, confiou-lhes a gestão de todos os seus pertences terrenos. "(A Sentinela 2007 4/1 p. 22) 
É interessante notar a ênfase que é colocada aqui na literatura sendo divulgada pelos Estudantes da Bíblia antes da chegada de Cristo. Isto porque o principal dever da "classe do escravo", de acordo com Mateus 24:45 é que eles devem dar aos “domésticos” de Cristo (ou seguidores) "sua comida na hora certa". Logicamente, portanto, se Cristo "inspecionar" os seus discípulos em 1918, a sua ADEQUAÇÃO para preencher este papel especial, seria na base do "alimento espiritual" que estavam distribuindo na época. Isto é precisamente o que a Sociedade freqüentemente infere em suas publicações, embora por algum motivo, nunca parece explicar isso claramente. 
A citação acima refere-se à revista A Sentinela "e outras publicações baseadas na Bíblia" sendo usado como um veículo para o "alimento espiritual" pela "classe do escravo" no momento da inspeção de Cristo. Uma publicação em circulação significativa pelos Estudantes da Bíblia neste tempo foi o livro O Mistério Consumado, que foi publicado pela primeira vez em 1917 (apenas um ano antes da inspeção suposta de Cristo). Este livro, muitas vezes referido no "Apocalipse Climax" livro, foi saudado como obra póstuma de Charles Taze Russell, mas na realidade foi escrito por Clayton J. Woodworth e George H. Fisher. Estes foram designados para esta tarefa pelo presidente da STV bem como por outros dois membros do CG da época. Foi o sétimo e último volume de uma série amplamente distribuído de livros intitulada Estudos nas Escrituras. 
Aqui está o que um artigo da Sentinela tinha a dizer sobre a distribuição de O Mistério Consumado, em especial durante esse tempo: 
"Na segunda metade de 1917 os fiéis pregadores da classe do" escravo discreto” "energicamente assumiram a distribuição de O Mistério Consumado. Durante 7 meses adentro as impressoras estavam ocupadas na edição de 850.000. "A venda do sétimo volume é incomparável com a venda de qualquer outro livro conhecido, no mesmo período de tempo, com exceção da Bíblia. '" (A Sentinela 1955 4/1 p. 206) 
Por isso, é seguro dizer que O Mistério Consumado estava sendo distribuído extensivamente pelo tempo em que Cristo aparentemente chegou para inspecionar os cristãos ungidos em 1918. Como uma das principais fontes de "alimento espiritual" que está sendo distribuído para os "empregados domésticos", nesse momento, é inconcebível que Cristo teria deixado de examinar o conteúdo deste livro, durante uma inspeção. No entanto tendo lido a mesma é igualmente difícil imaginar que Cristo teria olhado favoravelmente sobre o livro, pois continha algumas interpretações incrivelmente imprecisas das escrituras que eram fantasiosas na melhor das hipóteses, e na pior das hipóteses perturbadoramente enganosas. 
Neste ponto, tenho que reconhecer que a maioria das pessoas que lêem este artigo não leram O Mistério Consumado, todo ou em parte. Para a maior parte, isto acontece pelo fato da Sociedade já não publicar tal e por ocasionalmente fazer referência a ela. Também deve ser reconhecido que este livro, juntamente com mais outras literaturas e revistas, é frequentemente considerado como "velha luz" e, portanto, não é digno de nossa atenção. 
Vou explicar neste artigo porque a própria idéia de "velha" e da “nova luz” vai contra as escrituras, mas por enquanto, vamos nos lembrar da importância de O Mistério Consumado. Este foi o livro principal que está sendo distribuído pelos Estudantes da Bíblia no momento da inspeção de Cristo, em 1918, e foi com base no conteúdo das publicações deste e de outros que a Sociedade foi escolhida em 1919 para representar a Cristo como sua "classe do escravo" . Portanto, independentemente de ser "nova luz" ou "velha luz", podemos razoavelmente afirmar que Cristo deveria ter sido capaz de encontrar pelo menos uma parte razoável de sabedoria e de verdade digna de um "alimento espiritual", nas palavras que ele teria ler. 
Com a finalidade de esclarecer os leitores que ainda não tiveram oportunidade de examinar O Mistério Consumado, eu preparei um PDF em 2 páginas, que passa por alguns "destaques" do livro. Você está convidado a baixar o PDF (no site jwsurvey), seja no formato A4 ou carta , e verificar as referências fornecidas contra o livro em si para garantir que eu apresento tudo com precisão. O PDF é preparado para ser impresso "frente/verso", de modo que ele pode ser dobrado e inserido em publicações, tais como o livro Climax Revelação. 
Abaixo são apenas algumas das observações mais marcantes de O Mistério Consumado. Você é encorajado a procurar as páginas do livro para ver que não estou exagerando. 
O livro afirmou que as desavenças entre Russell e sua esposa Maria foram profetizadas na Bíblia; 
Charles Taze Russell era o "servo fiel e prudente" (ou "escravo fiel e discreto") e ele foi também o "sétimo anjo", mencionada no livro de Apocalipse. (Pp.4-6, 53, 169) 
• O livro de Ezequiel profetizou que Russell se separaria de sua esposa, Maria, e a faria "morta" aos seus olhos. (Pp.483-484) 
• Russell continuou a supervisionar o trabalho de colheita, mesmo após sua morte. (Pp.144, 256) 
• Ezequiel 33:22 refere-se a Russell falando do além-túmulo, por meio de O Mistério Consumado. (P.530) 
• O Mistério Consumado "foi divinamente fornecido" para a humanidade, e é o "queimador de incenso" referido no Apocalipse 8:5. (P.145) 
• Apocalipse 14:20 previu com precisão a distância e o local onde O Mistério Consumado foi escrito, e onde ele foi impresso. (P.230) 
• A "voz" em Apocalipse 14:18 foi um "grito decepcionado" porque Russell não teve tempo para completar o Mistério Consumado si mesmo. (P.227) 
• O "gigante" de Jó 40 é o motor a vapor estacionário, e do "leviatã" de Jó 41 é a locomotiva a vapor. (Pp.84-85) 
• O cavaleiro no cavalo branco em Apocalipse 6:2 é o "Bispo de Roma", que é o "representante pessoal de Satanás". (P.106) 
• Miguel e seus anjos, conforme descrito em Apocalipse 12, são o Papa e seus bispos. (P.188) 
• A "voz do céu" em Apocalipse 18:04 é a voz da Sociedade Torre de Vigia. (P.276) 
• Apocalipse 18:1 descreve a glória de Cristo causando a “iluminação” para o mundo a partir de 1874 em diante, resultando em uma longa lista de invenções e descobertas, incluindo: arame farpado, caixas registradoras, máquinas de escrever e aspiradores de pó. (P. 273) 


De acordo com O Mistério Consumado, passagens no Trabalho descrevendo o "gigante" e "leviatã" estavam descrevendo diferentes tipos de motor a vapor 
Eu poderia continuar, mas eu tenho certeza que você começa a encaixar as coisas. As afirmações acima, todas as quais são tomadas a partir das páginas de O Mistério Consumado, são ambos loucamente especulativa e embaraçosamente espúria. Eu não acredito que estou sendo cruel em delatar o livro como um absurdo completo do começo ao fim. Na verdade, todo o processo de leitura de O Mistério Consumado, ou mesmo simplesmente folhear suas páginas, pode ser uma experiência bastante desgastante, mental e emocionalmente. 
Há também uma página onde o falecido Charles Taze Russell, que é anunciado como "o mais prolífico escritor de verdade da Bíblia que já viveu" (p.65) e "um verdadeiro sacerdote do Altíssimo "(p.368). Sem querer desrespeitar, às vezes, é difícil determinar quais os escritores estão adorando mais - Deus ou Russell. 
Apesar de tudo isso, é impressionante notar a voracidade com que as publicações da Torre de Vigia modernas defendem esta publicação como prova de direção de Cristo sobre a organização. O Climax de Revelação - 1988 é um excelente exemplo. Os escritores do Apocalipse - Seu Grandioso Clímax Está Próximo “exalta” O Mistério Consumado como "um poderoso comentário sobre Revelação e Ezequiel" (ver página 165) e atribuí a ela um papel-chave no cumprimento da profecia das "duas testemunhas" de que fala Apocalipse 11. Observe a seguinte citação, retirada de uma caixa na página 208: 
"Assim, em vez de seguir o exemplo fiel de Pedro, estes e outros papas eram uma má influência. Eles permitiram que a culpa de sangue e fornicação espiritual e física, bem como uma influência de Jezabel, corrompesse a igreja eles subordinada. (Tiago 4:4) Em 1917, o livro dos Estudantes da Bíblia O Mistério Consumado expôs muitos desses fatos em detalhes gritantes. (Revelação - Seu Grandioso Clímax Está Próximo" atingiu a terra com toda sorte de praga. '.! , o quadro na página 208) 
É seguro dizer que os escritores do "Climax de Revelação" se sentiram confortáveis em citar o mistério consumado como um livro de "fatos", sim, pois a grande maioria dos leitores nunca teriam a oportunidade de ler a obra em si . No entanto, é curioso que, apesar de endossar o livro e conceder-lhe um papel de destaque no cumprimento da profecia bíblica, ao mesmo tempo o livro “Clímax de Revelação” não deixou de citar que o mesmo era, digamos, insatisfatório: 
"Depois da morte dele [Russell], em 1916, muitos de seus escritos foram reunidos e publicados em um livro intitulado O Mistério Consumado com tempo, porém, este livro provou ser insatisfatório como uma explicação de Apocalipse.". (Apocalipse - Climax sua grande Na Mão!, página 159) 
É difícil compreender como os escritores do "Clímax de Revelação” simultâneamente foi adulado! – Ainda interessante notar de que, embora tenha sido considerado como "poderoso", "sem medo", "polêmico" e até mesmo * "controverso" , a Sociedade ao longo dos anos foge de especificar ou de endossar seu conteúdo real! - Em vez disso, ela simplesmente destaca a ousadia e audácia com que o livro condenou os líderes de outras religiões cristãs do período. O livro é, assim, o espectáculo, como se fosse uma criança mimada e rebelde - suas indiscrições esquecida, mas sua energia e exuberância elogiada. 
As publicações dão a impressão de que O Mistério Consumado, de natureza provocadora, serviu para desempenhar um papel na realização do propósito de Deus. No entanto, certamente Cristo teria qualquer interesse em quão controversos ou opinativos tal publicação viria a ser. Quase de certeza que seu foco principal na fiscalização do "alimento espiritual" seria que o mesmo apresentasse precisão e eficácia na distribuição das palavras da verdade da Bíblia para seus seguidores. (João 8:31-32; 14:06, 16:13) Dentro deste critério, O livro Mistério Consumado cai lamentavelmente por terra! 
Apesar disso, um artigo da Sentinela vai tão longe a ponto de afirmar que Cristo realmente disciplinou a Sociedade para a remoção das páginas 247-253 do livro devido à censura do governo! As páginas em questão mergulharam descaradamente para o campo da política, criticando a participação do governo dos EUA na 1 ª Guerra Mundial. A Sociedade cedeu à pressão externa, e pediu aos irmãos para remover estas páginas a partir de todas as cópias existentes. Entretanto, publicações mais recentes têm declarado que (retirar tais páginas) foi um pecado pelo qual Cristo repreendeu a organização!! (A Sentinela, 1955 5/1 pp 266-267) 
Se Jesus tivesse realmente um interesse ativo nas façanhas dos Estudantes da Bíblia durante esse período, eu estou bastante certo de que ele os teria teria aplaudido ao invés de censurá-los pela remoção das páginas deste livro horrível e não castigando-os por isso. Na realidade, deixando de imprimir O Mistério Consumado e não incentivar as pessoas a lê-lo, é como se a Organização moderna estivesse efetivamente arrancando todas as suas páginas. Deveria Cristo novamente discipliná-los por isso? 
A verdade é que é altamente improvável que Cristo tomou qualquer interesse neste ou em quaisquer outras publicações da Sociedade durante este período. Em seu livro Em Busca da Liberdade Cristã, o falecido Raymond Franz (ex-membro do Corpo Governante) fornece uma visão geral da literatura sendo divulgada pela organização na época, incluindo O Mistério Consumado. Ele resume muito eloquentemente como se segue: 
"Uma investigação direta das publicações da organização Torre de Vigia, nos anos de 1914-1919 revela nenhuma critério prudente que faria com que um homem mantivesse seus lábios em cheque (fechados). Seria um insulto a Jesus Cristo dizer que ele escolheu esta organização com base no que eles estavam ensinando, única e distinta, a partir de 1919. "(Raymond Franz, Em Busca da Liberdade Cristã, página 145) 
O ex-membro do Corpo Governante Raymond Franz acreditava que o ensino 1918/1919 foi um insulto a Cristo! 
Tendo pesquisado O Mistério Consumado e outras publicações daqueles anos, posso concordar plenamente com as palavras acima. Seria de fato um "insulto" sugerir que Jesus poderia endossar as idéias e os conceitos que estão sendo defendidos nestas publicações, tanto doutrinariamente ou não. Tenho recentemente publicou um artigo em outro site destacando o racismo que floresceu em publicações durante as presidências de Russell e Rutherford . Estes artigos racistas vieram á tona antes, durante e após a inspeção suposta de Cristo. Sugerir que Cristo suportou tais explosões fanáticas também seria um insulto, já que implicaria que ele simpatiza com a ideologia racista, quando na verdade a bíblia nos diz que "Deus não é parcial". (Atos 10:34,35) 

A luz fica mais brilhante? 
Isso nos leva a uma objeção comumente expressa por muitos que estarão familiarizados com os ensinamentos da Sociedade. Estamos constantemente informado nas publicações que quaisquer erros em livros ou revistas de anos passados foram devido à "luz brilhante mais e mais". Em outras palavras, os irmãos durante os dias de Russell, Rutherford e Knorr não tinham plena compreensão da Bíblia ou dos propósitos de Deus para eles. Como resultado, suas publicações continha muitos erros, o que os tornam indignos de qualquer consideração séria por pessoas de Jeová hoje. 
Essa idéia traz consigo uma grande contradição, porque, apesar de erros nas publicações são livremente admitidos, eles ainda são indiretamente atribuída a Deus como tendo sido fornecido como um "alimento espiritual" pelo Seu Espírito Santo através de sua organização terrena. Mais uma vez, a relação exata entre o espírito santo de Deus e os escritores das publicações da Torre de Vigia parece ser um pouco obscurecida na literatura, mas aqui é apenas um exemplo de como a Sociedade afirma que o espírito santo de Deus tem um papel ativo na preparação real das publicações , apesar dos constantes erros: 
"Se formos provados e não sabe o que pedir", o espírito se une com a ajuda de nossa fraqueza, intercedendo por nós com gemidos. Deus responde tais orações. (Romanos 8:26, 27) Oremos por Espírito Santo e permitamos que ele produza em nós os seus frutos particularmente necessários para enfrentar um julgamento certo. (Lucas 11:13) Também vamos aumentar nossa alegria se em oração e estudar diligentemente a Palavra de Deus inspirada pelo Espírito Santo e publicações cristãs preparadas sob a orientação do espírito. "(A Sentinela, 1992 3/15 pp 21-22) 
Assim, a Bíblia é "inspirada", enquanto que as publicações da Torre de Vigia diz-se estar preparado "sob a orientação do Espírito". Eu ainda tenho que encontrar um artigo da Sentinela que satisfatoriamente explicque a diferença entre "espírito de inspiração" e "espírito de orientação". Para mim, os dois termos significam a mesma coisa. De qualquer forma, fica claro a partir da citação acima que a Sociedade afirma orientação do espírito santo de Deus como tendo um papel fundamental na preparação de publicações da Sociedade. Se este for o caso, por que Deus deliberadamente "leva" ao plantio de pensamentos errôneos em ensinamentos em matéria destinada a seus adoradores? 
A Sociedade utiliza frequêntemente três escrituras para impressionar as Testemunhas de Jeová com o ensino da "luz que clareia mais e mais". Estes são como se segue: 
"Into Mas o caminho dos justos é como a luz brilhante que clareia mais e mais até o dia está firmemente estabelecido.(Provérbios 4:14-19, Tradução do Novo Mundo). 
"Por conseguinte, temos a palavra profética [fez] mais certeza;. E você está fazendo bem em prestar atenção a ela como a uma lâmpada que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a alva suba em seus corações (2 Pedro 1:19-21, Tradução do Novo Mundo) 
"E quanto a você, Daniel, faze secretas as palavras e sela o livro, até o tempo de [a] fim. ... e o [verdadeiro] conhecimento se tornará abundante." E os iníquos certamente vai agir perversamente, e os maus não vão entender, mas os que têm discernimento vão entender "(Daniel 12:4-10, Tradução do Novo Mundo). 
Inquestionavelmente, a escritura em Provérbios 04:18 é o mais utilizado dos três acima, quando direciona a idéia de uma "luz crescente". No entanto, o contexto da Escritura mostra claramente que o "caminho dos justos" é meramente análoga das consequências positivas apreciado por pessoas justas, em comparação com os "ímpios". A profecia bíblica ou mesmo "a palavra de Deus" em nenhum lugar é mencionada nesta escritura. 
A verdade é que, quando lido em todo o seu contexto, nenhum das três escrituras acima passam a idéia de que Deus primeiro daria informações falcas como contrapeso até então fornecer as informações verdadeiras! - Esta não é a forma como o "Deus da verdade" faz as coisas nas escrituras. (Salmo 31:5) Pelo contrário, quando Deus quer que seus servos saibam alguma coisa, diz-lhes de forma inequívoca e sem ambiguidade ou insinuações. No caso de uma profecia, por exemplo, as palavras de um verdadeiro profeta SEMPRE se tornam realidade, sem falhar! - A Bíblia mesmo nos diz que você pode identificar um falso profeta simplesmente observando se suas palavras vieram ou não a ser verdade. (Deuteronômio 18:20-22) 
Confrontado com as evidências, NÃO HÁ nenhuma razão bíblica para acreditarmos no ensino da Sociedade de uma “luz crescente”. Ou a Sociedade fala como representante de Deus em todas as coisas, ou não. 
Na realidade, o "aumento da luz" de ensino oferece uma válvula de escape conveniente, sempre que a sociedade é confrontada com a evidência de ensinamentos passados que são suspeitos ou francamente enganadores. Esta expressão de “luz aumentar” também permite que a sociedade mude suas interpretações proféticas sempre que a história prova o contrário. No entanto, onde quer que esta doutrina de "aumento da luz" tenha vindo, certamente não se origina da Bíblia – o que é muito claro. A Bíblia simplesmente foi citada erroneamente em uma série de lugares, de tal forma a, aparentemente, dar apoio à idéia. Na verdade, a Bíblia fala claramente e inequivocamente dos que falam falsamente em nome de Jeová, e seu julgamento de tais pessoas está longe de lisonjeiro. 
O que tudo isso significa 
Se você é uma das Testemunhas de Jeová, e você chegou até aqui neste artigo, você está de parabéns por sua coragem e sede de verdade. Sem querer soar muito dramático, se eu podesse eu abraçaria você, sim, eu faria isso! Nunca é fácil enfrentar a percepção de que muito do que você aprendeu e aceitou como "verdade" ao longo dos anos não é nada mais do que a opinião humana. As publicações e revistas da "classe do escravo" tem estado, desde o início, repleta de erros e idéias muito humanas, incluindo previsões e ensinamentos severos que se mostraram falhos. Será que isso significa que a sociedade está errada em querer achar um significado nas escrituras? - Absolutamente não! 
Todo mundo é livre para ler a bíblia e publicar suas próprias idéias sobre o que pode significar escrituras. No entanto, a Sociedade Torre de Vigia sempre dá mais um passo, e insisti que, como ÚNICA organização de Deus na Terra, a sua interpretação é a única a ser considerada como a palavra final sobre todos os assuntos bíblicos. Em particular, o Corpo Governante usurpou a posição de "escravo fiel e discreto", reivindicando para atuar como seu "representante" quando, na verdade, nenhum dos cerca de 12.000 membros da ungidos fora da sede mundial receberam qualquer contato confirmando tal “nova luz”, ou seja, de que somente o CG a partir de agora será o EFD. Isso é estranho, pelas seguintes razões: 
• Todos ungidos eram o "escravo fiel e discreto" e não somente o CG que disseram ter sido escolhido por Cristo em 1919. 
• O termo "corpo governante" não é encontrado em nenhum lugar da Bíblia. O próprio Jesus NUNCA fez menção ou sequer alusão a um "corpo governante" como sendo necessária para representar a sua "classe do escravo". 
• Se o CG se tornou realmente o "representante" do EFD, deveria pelo menos mostrar algum interesse na identidade destes 12000 ungidos, pelo menos para mostrar certo grau de empatia. No entanto, diferente disso, um artigo da Sentinela recente disse que o CG não tem intenção de entrar em contato com tais pessoas, e até mesmo insinuou que alguns participantes do memorial poderiam ter até mesmo problemas de sanidade mental. (Ver w2011 8/15 p22) 


Esperamos que, se você já teve oportunidade de refletir sobre as informações acima, você vai alcançar a realização (como eu) que Cristo não escolheu a organização, em 1919, depois de tudo. A sociedade pode continuar a insistir que ele fez, mas, ao fazer isso ele se baseia no fato de que não há ninguém lúcido suficiente para lembrar dos “reais acontecimentos daquela época que deveriam ter sido cruciais para esta escolha!” - As publicações são, portanto, livres para embelezar estes eventos na história de nossa organização, dando a impressão de que eles foram de suprema importância no desenrolar dos propósitos de Deus, quando na verdade eles não eram nada do tipo. 
Isso, juntamente com a ausência de prova concreta de que Deus está de fato abençoando o crescimento da organização na medida implícita pela Sociedade deixa a pessoa com a senssação inegável de que as Testemunhas de Jeová, por mais bem-intencionado, são apenas mais uma religião humana. Eles gostam de aparentar uma relação especial com Deus. Além disso, não é realista para eles aspirar tal relação no futuro, enquanto eles continuam a promover duros ensinamentos de vida sem amor, promovendo o ostracismo, a rejeição de transfusões de sangue e a proteção dos abusadores de crianças em detrimento da preocupação com a “sua imagem diante do mundo como organização pura”! 
"Para onde eu vou daqui?" você pode perguntar. Por favor, deixe-me assegurar-lhe que, ao contrário do que você foi levado a acreditar, de que não há vida fora da organização, na verdade, há muitas coisas significativas que você pode fazer com a sua vida, e há muitas pessoas em sua situação, que pode simpatizar com o seu dilema e ajudar você a se libertar da influência da Sociedade. 
Claro, todo mundo tem diferentes circunstâncias. Nem todos estamos na mesma situação quer levando em conta nosos familiares quer levando em conta nossas tantas preocupações e necessidades diárias. Cada um deve fazer suas próprias decisões sobre o que eles acham que é melhor com base em circunstâncias individuais e que eles sabem que é verdade. Se alguém chega a decisão de permanecer como uma das Testemunhas de Jeová para a família ou outros motivos, então eu seria a última pessoa a criticá-los por isso. Afinal, eu estou em uma posição semelhante e estranho a mim mesmo. 
Tudo o que você escolher fazer, tenha certeza de que você não está sozinho em suas dúvidas, e há muitos outros como você em todo o mundo que compartilham na sua luta. Esperemos que, ao se unindo em sites como este, possamos começar a fazer a diferença em prol do verdadeiro Cristianismo.
Meu amor Cristão: Cedars (www.jwsurvey)


Resumido e simplificado por C.C – Fórum ex Tjs; 

* As descrições de O Mistério Consumado Refiro-me à podem ser encontrados nas referências seguintes: Sentinela w95 5/15 p21; w70 4/1 pp.200-201; w67 2/15 P108; w64 7/15 P442.

Pertenço a uma Organização dirigida por Deus? - PARTE 3

Parte 3 - Será que estamos pregando em toda a terra habitada? 

Em uma série de artigos, eu estou examinando a alegação muitas vezes feitas em A Sentinela de que as Testemunhas de Jeová estão sozinhos em representar o povo escolhido de Deus, e que a Sociedade Torre de Vigia (em particular, o seu Corpo Governante) representa o canal exclusivo de Deus para comunicar com a humanidade. 
Se você está interessado neste assunto, então peço que você considere com cuidado os meus artigos que tratam de cada um dos argumentos acima. Ao fazer isso, você está estreitamente a testar o fundamento da sua fé. 
Se o que eu tenho a dizer sobre cada assunto não é verdade, então isso deve ser claramente evidente. Se, no entanto, o que eu digo faz sentido e meus artigos levarem você a examinar suas crenças mais de perto, então você terá dado mais um passo para a descoberta da verdade real por mais inesperado ou chocante que pode vir a ser. Independentemente disso, tenha certeza de que eu entendo o seu dilema interno, e eu espero que você ache as seguintes informações úteis. 
"Uma testemunha para todas as nações" 
Ao falar aos seus discípulos no Monte das Oliveiras, Jesus respondeu algumas questões sobre eventos que levam à destruição do templo de Jerusalém, e (em maior escala) o sistema judaico de coisas. Um indicador desses eventos nefastos foi fornecido na seguinte previsão de Jesus: 
"E estas boas novas do reino serão pregadas em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim." (Mateus 24:14 - Tradução do Novo Mundo) 
Jesus reafirmou essa idéia de uma campanha de pregação "toda a Terra", quando ele falou a seus discípulos outra vez depois de sua ressurreição, dizendo: 
"Ide, portanto, fazei discípulos de pessoas de todas as nações, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado. E, Eis! Eu estou convosco todos os dias até a conclusão do sistema de coisas "(Mateus 28:19,20 - Tradução do Novo Mundo). 
Como Testemunhas de Jeová, nós usamos essas duas escrituras com freqüência para explicar e promover a urgência de nossa atividade de pregação. Assumimos também que as palavras acima ditas por Jesus teve um duplo cumprimento - em primeiro lugar no primeiro século DC, seguido de uma grandiosa realização na era moderna. Assumindo que esta interpretação é correta, os verdadeiros discípulos de Jesus podem ser identificados por sua pregação (e de conversão de) pessoas de "todas as nações" da "terra habitada". Isso leva as três seguintes perguntas: 
As Testemunhas de Jeová estão pregando "em toda a terra habitada"? 
• As Testemunhas de Jeová estão fazendo "discípulos de pessoas de todas as nações"? 
• Se eles estão fazendo o que precede, eles são os únicos a fazê-lo? 


Vou abordar cada uma dessas questões, por sua vez, e explorar as respostas de uma perspectiva honesta e factual. Em seguida, cabe a você decidir se esta informação é precisa, e / ou se tem alguma relação com as reivindicações feitas em publicações da Sociedade. 
Para ajudar a explicar meus argumentos de forma mais clara, vamos avaliar a 1º questão:
Em toda a terra habitada? 
Não é erro dizer que a "terra habitada" é um lugar muito grande. Nosso planeta tem uma população de mais de 7 bilhões de homens, mulheres e crianças espalhados por cerca de 200 países. Parece altamente improvável que qualquer campanha de pregação em todo o mundo, não importa o quão bem organizado, poderia chegar a todas essas pessoas individualmente. No entanto, para o Deus do universo, "tudo é possível"! (Mateus 19:25) Assim, quando se trata do trabalho de pregação, podemos razoavelmente esperar uma forte presença pelas Testemunhas de Jeová como povo escolhido de Deus em todo e qualquer país. É isso o que vamos encontrar? 
Cada ano, a Sociedade imprime um relatório de todo o mundo em nosso Anuário. O relatório mundial de 2011 pode ser encontrado nas páginas 44 a 55 do Anuário 2012 das TJ. O relatório alista o número de publicadores em 206 "terras" (incluindo ilhas e territórios), assim como mais 30 "outras terras" na parte inferior da lista. Podemos muito bem perguntar, o que são essas "30 outras terras" a que se refere o relatório anual? 
Simplificando, estas "outras terras" são países onde o trabalho de pregação das Testemunhas de Jeová está sob proibição governamental, ou onde as Testemunhas de Jeová são abertamente perseguidas. A Sociedade Torre de Vigia nunca menciona o nomes desses países no relatório, porque não quer reconhecer oficialmente que os seus representantes são ativos nestes países, apesar do trabalho que está sendo proibido ou oposição. Por conseguinte, é difícil dizer definitivamente que países são englobados por esta figura. No entanto, é relativamente simples descobrir quais são estes países apenas por ver que os países estão ausentes da lista. Quando fazemos isso, nos damos conta de que há, de facto 33 terras (e não apenas 30) de tamanho notável que estão faltando no relatório mundial. Estes países são os seguintes: 
Afeganistão, Argélia, Bahrein, Butão, Brunei, China, Djibuti, Egito, Eritreia, Irã, Iraque, Jordânia, Coreia do Norte, Kuwait, Laos, Líbia, Maldivas, Mauritânia, Marrocos, Omã, Qatar, Arábia Saudita, Singapura, Somália, Síria, Tadjiquistão, Tunísia, Turcomenistão, Emirados Árabes Unidos, Uzbequistão, Vietnã, Saara Ocidental e Iêmen. 
Os países acima citados, a maioria dos quais estão sob governos islâmicos ou comunista, representam uma parcela considerável da população da Terra. Baseado em meus cálculos, mais de 1,9 bilhão de pessoas vivem na lista acima de países, cerca de 27% da população da Terra! – Isso somaria um total de 9.8 milhões de quilômetros quadrados. Você poderia colocar confortavelmente a América do Norte neste espaço! 
A título de ex, há alguns países incluídos no relatório mundial com nº de publicadores extremamente baixos em comparação com a população. Por exemplo, em Bangladesh no ano passado havia uma média de 1 publicador para 1.062.086 cidadãos desse país. Então da próxima vez que você visitar Bangladesh, suas chances de encontrar uma das Testemunhas de Jeová são uma em um milhão! 
Quão ruim é isso? 
Vamos voltar por um momento para essas terras sob proibição que compões uma faixa considerável da superfície terrestre do planeta (17%, se você estiver interessado). Podemos muito bem perguntar - qual o impacto que são Testemunhas de Jeová tem nestes países? Bem, o Anuário 2012 nos informa que houve um pico de apenas 26.272 publicadores espalhados por 30 dessas "outras terras" no ano passado. Isso é 0,0014% do total da população destes países sob embargo, ou (colocar em termos mais simples) uma Testemunha de Jeová para cada 72.207 pessoas nesta parte do mundo! Pense por um momento: Apenas alguns dos maiores estádios do mundo dos esportes poderia acomodar mais de 70.000 pessoas - e estamos a falar de uma pessoa, sentada em uma multidão tão vasta, sendo representativa do número coletiva das Testemunhas de Jeová nestas "outras terras"! 
A relação TJ/população em países proibidos pode ser comparado a uma pessoa em um estádio lotado com mais de 70.000 pessoas 
É verdade, o relatório mundial indica que o número está aumentando. No ano passado, um aumento de 12,7% no número de publicadores médios para esses países combinados. No entanto, quando consideramos como poucas pessoas são representadas por este percentual (um aumento de 2.762 publicadores sobre o ano anterior), encontramos a estatística de crescimento no mínimo decepcionantes. No ano passado houve um aumento maior no número de publicadores no Peru (3.182) do que havia entre todos os 30 "outras terras" combinados. Simplificando, quanto menor o número existente de publicadores, menos impressionante é o percentual de crescimento. Por exemplo, as Ilhas Malvinas conseguiram um aumento impressionante de 100% no ano passado, quando o número de publicadores para essas ilhas dispararam de 5 para 10! 
Ou seja, quase insignificante! 
Você vê, tudo é relativo. Sim, o número de editores publicadores aumentou no ano passado em "outras terras", mas considerando foram tão poucos publicadores que parece que as Testemunhas de Jeová continuam a ser uma "espécie em extinção" nesses países. Imagine nossa solitária fã TJ no estádio cheio de 72.207 pessoas. Ele consegue aumentar o seu tamanho de 12,7% em um ano, talvez por comer “fast food” demais. No entanto, no grande esquema das coisas, em comparação com a massa de pessoas ao seu redor, seu crescimento é quase irrelevante. 
"Pessoas de todas as nações" 
Isso nos traz de volta à questão de uma campanha de pregação em todo o mundo. Pode-se dizer que estamos "fazer discípulos de pessoas de todas as nações"? Pergunte-se honestamente: como podemos realmente estar pregando a mensagem do reino em "toda a terra habitada", quando as Testemunhas de Jeová são praticamente inexistentes (apenas 1 em 72.207) em uma lista de países que compõem 27% da população da Terra? 
Se a nossa pregação tem o apoio de Deus, por que as Testemunhas de Jeová praticamente são desconhecidas em muitos países asiáticos e orientais? 
Se Armageddon vier amanhã, a grande maioria dos 1,9 bilhão de pessoas nesses países nem sequer sabem quem são as TJ e a nossa mensagem não teve nenhum alcance na vida delas Lembre-se, nesses países, é quase impossível fazer a pregação sem ser preso, ou talvez até mesmo morto. Quando você pensa sobre isso dessa forma, você pode dizer honestamente que estamos pregando a boa notícia "em toda a terra habitada"? Na melhor das hipóteses, estamos pregando a boa nova em menos de três quartos da terra habitada, e mesmo assim, apenas na medida do possível. Mesmo em alguns países onde o trabalho não está sob proibição, as Testemunhas de Jeová são tão poucos que algumas congregações simplesmente não conseguem visitar cada casa, em seu território dentro de um ano! A congregação da qual sou atualmente um membro é um bom exemplo disso. Se sua congregação é mais rural e abrange um grande território geográfico, então você provavelmente vai saber o que eu quero dizer. 
Estou sendo injusto em apontar as deficiências da nossa campanha de pregação em todo o mundo? Até certo ponto, sim, eu sou. Afinal, é preciso uma quantidade enorme de dedicação e organização para realizar uma campanha de pregação nas 206 terras que são nomeadas no relatório mundial. No entanto, não devemos cair na armadilha de ver esta questão em “padrões humanos” . Segundo a Sociedade, esta é a campanha de Deus de pregação final, com milhares de milhões de vidas na balança. No entanto, realisticamente as suas chances de aprender as "boas novas" do reino de Deus depende muito de que parte do mundo em que você vive, ou (mais precisamente) se o seu governo é democrático ou autoritário. Da próxima vez que você encontrar-se maravilhado com os números do relatório mundial, pergunte a si mesmo: 
Se Armagedom vier amanhã, quantas pessoas realmente foram contatadas? Todos ouviram sobre nós? 
• É Jeová interessado apenas em pessoas que vivem em países que não são governados por governos islâmicos ou comunistas? 
• Se Jeová realmente abençoa nosso trabalho, não garantiria ele que, independente do sistema político estas boas novas chegariam a tais países? 
• Como é que pode-se dizer que estamos pregando em "toda a terra habitada", se mais de um quarto da população do planeta não pode ouvir a nossa mensagem? 


Somos nós os únicos a fazê-lo? 
Além da questão das transfusões de sangue e alegações de mídia de tolerar o abuso de crianças, as TJ tem desenvolvido uma reputação de nossa incansável dedicação ao nosso ministério. No entanto, poderíamos nos perguntar:
Somos os únicos a pregar? 
Pense sobre isso por um momento, o que é a pregação? Meu dicionário Oxford define como segue: 
Pregar - expor (o Evangelho, etc); falar em favor de;. 
A própria sociedade cita A Lexicon Grego-Inglês, por H. Liddell e Scott R.: 
O grego ke • rys'so, que é comumente traduzido por "pregar", significa, basicamente, "fazer proclamação como arauto, ser um arauto, oficiar como arauto, proclamar (como conquistador). O substantivo relacionado é ke'ryx e significa 'arauto, mensageiro público, enviado, pregoeiro (que fez a proclamação e mantinha a ordem nas assembléias, etc.) " Outro substantivo correspondente é ke'ryg • ma, que significa "aquilo que se apregoa por um anúncio arauto, proclamação, (de vitória em jogos), o mandato, convoca." (Estudo Perspicaz das Escrituras, Volume Dois, página 671) 
Em outras palavras, pregar, significa você “contar aos outros sobre algo. Você proclamá-lo, expô-lo e falar favoravelmente dele. 
Isso pode ser feito apenas por ir de casa em casa? Claro que não. 
Pregação pode ser feita de várias formas. É por esta razão que há tantas denominações cristãs espalhadas ao redor do mundo, muitas das quais tornam as TJ “pequenas” em tamanho. Alguns, como os mórmons (numeração mais de 14 milhões), pregam de casa em casa. Possuem missionários em mais de 200 terras. Outros pregam em suas próprias maneiras, usando filmes, mídia ou Internet para obter a sua mensagem. 
Independentemente de como eles fazem isso, se o crente é cristão, muçulmano, judeu ou budista, todos eles pregam. A prova de seu sucesso está ao nosso redor. Meu amigo Paul Grundy coloca de uma forma simples esta questão: "Todas as religiões pregam de alguma forma. Caso contrário, não teria quaisquer membros ". 

"O que é a verdade?" 
Você pode dizer "mas essas outras religiões não estão pregando a verdade da Bíblia!", Eu respondo, como fez Pilatos: "Que é a verdade" (João 18:38) A partir da perspectiva Mórmon, eles são os únicos pregando o verdade sobre o propósito de Deus para a humanidade. Da nossa perspectiva, estamos pregando a verdade, e eles não. 
Quem está certo? - Se crescemos como Testemunhas de Jeová ou temos estado associado com a organização por muitos anos, isso significa automaticamente que nós somos os únicos a pregar as boas novas, e mais ninguém? 
Um mórmon pode e usa a mesma linha de raciocínio em relação apenas “ao que ele sabe”! – Como ter uma visão geral das coisas se não fizermos um exame honesto e completo das nossas crenças?
Em última análise, a verdade sobre a Bíblia deve ser determinada numa base individual. Sim, se um mórmon examinar atentamente suas crenças comparando-as com as escrituras, ele provavelmente descobrirá que nem todos elas são baseadas nos ensinamentos de Jesus. 
Mas pergunte-se honestamente, qual é a sua mensagem quando você vai pregar de porta em porta? Você está pregando a palavra de Deus, ou você está distribuindo literatura? Você está dizendo às pessoas que sigam a Cristo como seu mediador, ou você está incentivando-as a participar de uma organização que recebe ordens de um grupo de homens? – A nossa pregação, segue o que Cristo havia ordenado, digo: incentiva as pessoas a seguir a Cristo ou nela ficamos falando sobre a “organização e sobre um paraíso na terra”?
Se você examinar suas crenças de perto, você pode muito bem fazer algumas descobertas chocantes, mas peço-lhe para fazê-lo a partir de uma perspectiva honesta e de mente aberta. (2 Coríntios 13:5) Você pode se surpreender com o quão pouco a sua fé tem a ver com fatos e lógica, ou até mesmo os ensinamentos de Cristo para esse assunto. 

Em síntese 
Espero que este artigo tenha pelo menos lhe dado algumas pistas de reflexão sobre este assunto. Eu certamente espero que você não tenha achado chocante o que falei. Peço desculpas se isto aconteceu. Talvez você ainda acredite que as Testemunhas de Jeová são os únicos pregando as boas novas em "toda a terra habitada" e fazem discípulos em "todas as nações". Por outro lado, talvez você concorde que, mesmo se estamos pregando estas boas novas, mesmo assim elas não atingem o mundo todo, pelo menos não de uma forma significativa, o que seria de esperar de uma obra orientada por Deus.
O percentual de TJ no mundo, ou seja, quase inexistente, o ¼ da população que não é sequer contatada somado ao desvio do que realmente deveriam ser “as boas novas do Reino” provam que é francamente arrogante para nós sugerir que estamos chegando a todos, quando na verdade estamos apenas arranhando a superfície de um planeta muito grande. 
Em meu artigo final, vou olhar para o principal motivo apresentado pela Sociedade de explicar por que goza de aprovação do único Deus - a seleção por Cristo em 1919. 
Eu espero que você ache este artigo interessante e esclarecedor. Enquanto isso, eu gostaria de agradecer a você por seguir esta discussão até agora, e eu recomendo que você por sua coragem em fazer isso.

Pertenço a uma Organização dirigida por Deus? - PARTE 2


Parte 2 - Será que temos o amor genuíno entre nós?

Este artigo discute o amor entre os crentes, que é outra característica de identificação, muitas vezes citado nas publicações como prova de que as Testemunhas de Jeová são os únicos desfrutando de uma posição exaltada como organização escolhida de Deus.

Se (como eu) você é uma das Testemunhas de Jeová, você pode se sentir desconfortável em examinar esses tópicos em qualquer grande detalhe. Você foi encorajado a aceitar quaisquer ensinamentos proferidos pelo Corpo Governante como verdade absoluta, mesmo que estes sejam freqüentemente alterados e possam até contradizer o que está contido na Bíblia. Nunca é fácil desafiar crenças antigas e pode ser aterrorizante pensar na possibilidade de que algumas das coisas que você aprendeu podem estar erradas. No entanto, você está de parabéns por sua coragem em fazê-lo, especialmente porque você está seguindo orientação da Bíblia para "manter e testar se você está na fé", analisando suas crenças com cuidado para garantir que estes correspondem com a verdade real. -2 Coríntios 13:5, João 4:24.
Ter a sensação de Amor e de comunidade como uma das Testemunhas de Jeová não necessariamente prova alguma coisa sobre a organização ser “dirigida por Deus”. Infelizmente, assim como acontece com muitas coisas na vida, não é mais do que aparenta. Eu incentivo você a abordar as seguintes informações com uma mente aberta, e, na medida do possível, livre de qualquer preconceito religioso ou emocional.
Uma vez que você terminar de ler, você pode refletir sobre as informações e decidir por si mesmo se corresponde com o seu próprio conhecimento ou experiências.

Amor entre vós

Você provavelmente está familiarizado com o seguinte texto o qual é frequentemente usado em publicações da Sociedade para apoiar a idéia de que a sociedade goza de apoio de Deus:
"Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor entre vós." - João 13:35 (Tradução do Novo Mundo)
Eu não vou negar que de um modo geral as Testemunhas de Jeová, onde quer que estejam no mundo, queiram muito bem uns aos outros. Eu costumava ter grande orgulho do tipo que, se um dia eu fosse um “náufrago” e fosse levado a uma praia estrangeira, eu teria a chance de localizar uma ou várias das Testemunhas de Jeová que iriam me alimentar e abrigar-me!!!
Sem dúvida você está familiarizado com o ágape, que é uma palavra freqüentemente usada em publicações da Sociedade. Ágape é uma das palavras gregas usadas como "amor" nas escrituras gregas, incluindo as palavras de Jesus citadas acima. Ágape é utilizado para designar "princípios " de amor, ou o amor que é governado por princípios, quer positivos ou negativos. Assim, se o amor demonstrado entre os verdadeiros discípulos de Jesus é de princípios, poderíamos nos perguntar - o que rege o princípio de amor demonstrado entre as Testemunhas de Jeová? É um princípio nobre, ou um que é negativo, de alguma forma?
Para ilustrar, vamos considerar uma das parábolas de Jesus - a do "Filho Pródigo" (Lucas 15:11-32). Sem dúvida, você está familiarizado com esta parábola, e você pode ter lido muitas vezes antes. Esta parábola nos lembra o amor intenso entre pai e filho. Um filho desperdiça sua herança vivendo uma vida de devassidão, incluindo relações imorais com prostitutas. O que o levou a regressar ao seu pai? O fato de que ele ficou sem comida e dinheiro! - Na verdade, ele está com tanta fome que ele começa a almejar a comida consumida pelos porcos. Ele, portanto, resolve voltar e trabalhar como um dos trabalhadores contratados de seu pai, que poderia pelo menos lhe garantir uma refeição por dia. Publicações da Sociedade implicam frequentemente que a declaração do filho para o pai em seu retorno (ou seja, "Pai, pequei contra o céu e contra ti ...") era um sinal de seu arrependimento. No entanto, reconhecer que pecou, não o tornou necessáriamente “arrependido”! - Por simplesmente reconhecer que algo está errado, você não está dizendo necessariamente que você não faria de novo na próxima oportunidade. Você está apenas admitindo o erro.
Vamos imaginar por um momento que o filho pródigo é real e viva hoje como uma das Testemunhas de Jeová em sua congregação, e ele é convocado por uma comissão organizada pelos anciãos! – A fim de discernirem o grau de arrependimento, tais anciãos se baseariam nas seguintes instruções do Corpo Governante:
"A comissão judicial deve olhar para obras claras de arrependimento proporcional ao seu erro. (2 Coríntios. 7:10,11) A fim de estender misericórdia, a comissão deve estar convencida de que o errante sente em seu coração e de que tem desejo de corrigir seu erro e está absolutamente determinado a evitá-lo "(Pastoreandoo rebanho de Deus, página 91)
Assim, a comissão judicativa provavelmente olhará para os fatores que levaram o filho pródigo a voltar, ou seja, que ele estava com fome e queria comer a comida reservada para trabalhadores contratados este pai. Ele também, evidentemente, estava sem dinheiro, então ele não podia mais desfrutar de sua vida de libertinagem, na mesma medida, como tinha feito anteriormente, mesmo que quisesse. Além disso, ele só chegou em sua decisão de retornar a seu pai uma vez que tinha acabado sua comida e dinheiro, e não antes. Os anciãos levaria tudo isso em consideração, e refletiriam sobre a seguinte orientação:
"Será que ele demonstra tristeza piedosa ou a tristeza do mundo? (2 Coríntios. 7:8-11) é a sua tristeza, principalmente por causa ter ferido a Jeová ou por causa da decepção que ele causou para a família e amigos e da vergonha que ele tem experimentado? "(Pastoreando o rebanho de Deus, página 93)
Sim, a declaração do filho pródigo pré-redigido a seu pai reconheceu seu pecado contra o "céu" (ou Deus), mas não necessariamente se arrepender por isso. Além disso, foi, sem dúvida, o chamado a tristeza do mundo que levou seu retorno, já que ele tinha “fome e estava em necessidade”. Considere a definição de "tristeza do mundo" na literatura da Sociedade:
"Tristeza do mundo lamenta as conseqüências desagradáveis do pecado, mas não lamenta o pecado em si e o opróbrio que traz ao nome de Deus." (Estudo Perspicaz das Escrituras, Volume 2, página 773)
Ele reconheceu o seu pecado contra o céu e seu pai, mas, Jesus não falou dele pesaroso com lágrimas ou uma confissão sincera, etc. ao contrário, rapidamente ele estava pronto para aceitar uma festa de comemoração proporcionada por seu pai!
Quando a parábola é cuidadosamente analisada, é difícil pintar um retrato de um homem arrependido, sem avaliar elementos da história que simplesmente não foram incluídos. Talvez Jesus tenha “omitido deliberadamente” esses detalhes, e é aí que reside a lição. Talvez Jesus simplesmente quisesse enfatizar que os detalhes de qualquer irregularidade são supérfluos quando um vínculo próximo da família, tais como a relação entre um pai e seu filho, estão em jogo.
No entanto, paralelamente, na ausência de informações, um corpo moderno de anciãos guiados pelas instruçãoes do Corpo Governante, não teriam outra opção senão “EXPULSAR” o filho pródigo com base em suas ações. Eles iriam pedir a seu pai para evitá-lo, e ele seria mandado embora para viver com seus próprios dispositivos.
Se comparar a forma como o filho pródigo é tratado no nosso cenário hipotético de “desassociação” com a maneira como o pai responde ao seu retorno na parábola em si, o contraste não poderia ser mais surpreendente. De acordo com a escritura ", enquanto ele ainda vinha longepela estrada, seu pai o avistou e teve pena, e correu e caiu sobre o seu pescoço e beijou-o com ternura."
Não houve preocupação na mente de seu pai sobre a observância do protocolo judicial. Ele não enviou um de seus servos, para inquirir sobre se seu filho estava arrependido antes de permitir que ele entrasse em sua casa. Como pai, ele simplesmente pensou que seu filho estava vivo e de volta com ele, são e salvo. O que havia acontecido realmente podria esperar até o outro dia. O importante foi que eles foram reunidos como uma família. O pai, portanto, deu uma festa e comemorou o retorno seguro de seu filho, para grande desgosto do irmão do filho pródigo, que abordou as coisas de uma perspectiva mais fria e judicial - recusando-se a recebê-lo com tanto entusiasmo.
Minha intenção com esta parábola é a de destacar o quanto a idéia da sociedade sobre “AMOR” difere do verdadeiro amor, principalmente quando se trata de relações familiares. Nenhuma criança merece ser repudiada por seus pais, e nenhum pai deve sentir-se obrigado a renegar o seu filho ou filha. No entanto, é exatamente isso o que a Sociedade repetidamente aconselha que deve acontecer sempre que um adolescente que tem idade suficiente para sair de casa é desassociado como um malfeitor.

Apesar da insistência da Sociedade, em nenhum lugar da Bíblia a desassociação recomendada entre os membros da família. Mesmo assim, muito surpreendentemente, a Sociedade expande o alcance deste princípio para incluir os membros da família, e não mede esforços para dissuadir os pais de ter qualquer contato significativo com os filhos rebeldes que podem encontrar-se desassociado. A Sentinela recentemente foi tão longe a ponto de sugerir que os jovens rebeldes são merecedores de ser atingidos por Jeová!
Considere a seguinte orientação de um artigo recente, e paralelamente, procure manter a parábola de Jesus sobre o filho pródigo em mente ao ler:
"Suponha, por exemplo, que o filho único de um casal cristão exemplar abandona a verdade. Preferindo "o gozo temporário do pecado" a uma relação pessoal com Jeová e com seus pais tementes a Deus, o jovem é desassociado "-. Hebreus 11:25 (A Sentinela 2011 7/15 página 31)
O artigo continua a afirmar que o isolamento é aplicável mesmo a tal membro da família . Segue por citar:
"Arão, Irmão de Moisés, enfrentou uma situação difícil em relação a dois dos seus filhos. Pense em como ele deve ter se sentido quando seus filhos Nadabe e Abiú ofereceram fogo ilegítimo ao Senhor e Ele os golpeou com a morte. Claro, que acabou com qualquer associação aqueles homens poderiam ter tido com seus pais. Mas há mais. Jeová instruiu Arão e seus filhos fiéis que não deveriam nem “lamentar ou rasgar suas vestes em sinal de luto". (Levítico 10:1-6) A mensagem é clara. O nosso amor a Jeová deve ser mais forte do que o nosso amor por membros da família infiéis. "(A Sentinela 2011 7/15 página 31)
Não, a mensagem não é clara! Fiquei surpreso e profundamente triste quando li as palavras acima em uma revista que eu tinha aprendido a respeitar ao longo dos anos por sua razoabilidade. Os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, foram servindo como sacerdotes oficiais em nome da nação de Israel quando ofereceram fogo ilegítimo em nome de Jeová, que decidiu puni-los com a morte por isso. Agora, querer comparar isso com o erro de um “jovem” , desassociá-lo e evitá-lo completamente é francamente absurdo e profundamente inadequado. É uma analogia muito falho em todos os níveis.
Além disso, Nadabe e Abiú não eram jovens!- Qualquer homem pode ser descrito como um "filho", mas isso não faz dele um adolescente, com toda a inexperiência e comportamento imprudente que a adolescência traz. O próprio artigo reconhece que Nadabe e Abiú eram "homens" no momento do incidente. Na criação de uma tênue ligação entre estes sacerdotes adultos e Jovens adolescentes, a sociedade justificou que Deus teria justificativa para matá-los ou, no mínimo, o direito para exigir que os pais os tratem como “divinamente executados”!
O parágrafo vai ainda mais longe ao destacar o fato de que Arão e sua família foram instruídos a não lamentar a execução de seus filhos, usando isso para levar para casa a mensagem da sociedade que os sentimentos de filhos delinqüentes ou filhas devem ser suprimidos ou abandonados completamente. Os pais devem limpar-se de emoção, e tornar-se como os vulcanos fictícios de episódios de Star Trek!
Se fôssemos comparar esta abordagem chocante com parábola simples, mas profunda de Jesus sobre o filho pródigo, a diferença não poderia ser mais impressionante aparente. Jesus destacou o amor entre pai e filho (ou filha), e lembrou-nos que nada deve vir de encontro entre este vínculo profundo – nem mesmo imoralidade. Em contraste, a sociedade ensina que, se uma Testemunha adolescente comete a imoralidade para o qual ele é desassociado, então ela deve ser negada por seus pais e tratada como mortos ou "aniquilados" por Deus.
O que, para você, parece que a abordagem mais amorosa - a de Jesus, ou a da Sociedade? – Sinceramente, você acredita que, incentivando o abandono de milhares de adolescentes desassociados a Sociedade dá provas do tipo de “aomor que evidenciaria os verdadeiros Cristãos”?!
Sim, existem normas e princípios contidos na bíblia, e eu não estou sugerindo que estes não devem ser seguidas. No entanto, o princípio que “rege todas as leis da Bíblia é o do amor, tanto a Deus e ao próximo”. (Mt 22:37-40) Jesus reconheceu que muitas vezes há zonas cinzentas, quando se trata de formas precisas em que as leis são aplicadas, e isso era uma fonte de muita disputa com os líderes religiosos judeus. Os fariseus eram aparentemente desprovido de amor, e que observar as leis em graus absurdos, mesmo em detrimento do bem-estar humano. (Mateus 12:9-12) Jesus repreendeu fortemente esta filosofia quando disse: ". Quero misericórdia e não sacrifício" Vai, então, e aprendei o que significa, Porque eu vim para chamar, não os justos, mas os pecadores. "(Mt 9:13)
O Corpo Governante durante muito tempo teve a oportunidade de aplicar o princípio de ostracismo de uma forma mais misericordiosa - uma forma que não prejudique as relações familiares, que são cruciais para o bem estar mental e emocional. Por alguma razão, eles escolheram terem uma postura menos misericordiosa e amorosa, preferindo exigir que os membros de uma família fujam uns dos outros, o que, por sua vez, não é especificado em nenhum lugar das escrituras. Acredito firmemente que esta decisão representa uma assombrosa falta de amor por parte da sociedade, e seus efeitos nocivos continuam a reverberar em todo o mundo entre os desassociados, muitos os quais estão injustamente carentes de qualquer contato significativo com suas famílias. Fazemos bem em nos perguntar: demonstra tal atitude o tipo de Amor descrito por Jesus em João 13:35? O que motiva a sociedade a mostrar "amor" desta forma? São as suas políticas motivadas por uma preocupação genuína para com as “ovelhas perdidas” ou simplesmente é um tipo de “anti vírus” um “muro” que vai protegê-los de crítica por parte de ex membros”?
Neutralidade Cristã - Exclusivo para as Testemunhas de Jeová?
Tendo considerado a clara falta de amor na forma como o princípio do ostracismo é aplicada pelas Testemunhas de Jeová, fazemos bem em examinar outros aspectos de nossas crenças. Por exemplo, você pode ser da opinião de que não há provas maior do amor mundial entre as Testemunhas de Jeová do que o fato de que elas “não participam em guerras”, se recusando a matar seus irmãos!- Você pode insistir que nenhuma outra religião tem uma atitude tão forte quando se trata de "transformar suas espadas em arados", e que isso por si só constitui um cumprimento das palavras de Jesus. No entanto, é este ponto de vista “realmente baseado em fatos”?
Charles Taze Russell tinha laços estreitos com a Igreja Adventista do segundo dia, quando ele foi desenvolvendo seus pontos de vista religiosos. Você pode se lembrar de uma cena em um dos DVDs mais recentes da Sociedade onde Russell é retratado como participando de uma reunião Adventista, que reacende o interesse na Bíblia - que levou à formação do movimento Estudantes da Bíblia. A Igreja Adventista do Sétimo Dia ainda existe até hoje. Na verdade, eles possuem mais membros batizados que as Testemunhas de Jeová - mais de 16 milhões de seguidores batizados com missionários em pelo menos 200 países! E adivinha o que? Os membros não aceitam ir para a guerra. Considere a seguinte declaração, encontrada no site Oficial dos adventistas:
"Portanto, é certo e apropriado para os cristãos promoverem a paz. A Igreja Adventista do Sétimo Dia exorta todas as nações a" transformar suas espadas em arados e de suas lanças em podadeiras "(Is 2:4). A igreja baseada na Bíblia, Crenças fundamentais n º 7 estabelece que homens e mulheres foram "criados para a glória de Deus" e foram "chamados para amá-Lo e uns aos outros, e para cuidar de seu ambiente," não para destruir ou ferir um outro . O próprio Cristo disse: "Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus" (Mt 5:9) "- Declaração sobre a Paz, lançado pelo presidente da Conferência Geral, Neal C. Wilson
Isso me soa como uma religião que também acredita na abstenção de guerra! A única diferença é que os adventistas são uma religião muito maior do que as Testemunhas de Jeová, e, portanto, a sua posição anti-guerra é mais fortemente sentida em todo o mundo. Curiosamente, ao contrário das Testemunhas de Jeová, os adventistas não promovem ostracismo. Como uma religião professada cristã, eles estão longe de ser o único a este respeito.
Eu não estou sugerindo que os leitores deste site deve todos fugiram e se tornar adventistas, longe disso. Eu simplesmente chamei a atenção para esta religião como um exemplo de fé apenas um, muito maior do que as Testemunhas de Jeová, que não defendem a guerra. Se você fosse comparar as crenças das Testemunhas de Jeová com outras religiões que professam seguir o cristianismo, você iria encontrar semelhanças muito mais do que você poderia esperar. Incluído entre essas semelhanças é uma tendência comum para o amor para ser mostrado entre os membros. Quando você pensa sobre isso, é de se esperar. Qualquer religião vai encontrá-lo em seus próprios interesses para promover ativamente o amor, em vez de discórdia entre os membros, e as Testemunhas de Jeová são apenas uma das muitas religiões para fazer isso. Infelizmente, como já mencionado, este assim chamado "amor" é manchado por negligência chocante sempre que os membros da família deixam a fé, por qualquer razão, que não é uma prática apoiada pela Escritura - ou mesmo por todas as outras denominações cristãs. Ao considerar o acima exposto, pode realmente ser dito que as Testemunhas de Jeová são únicos em mostrar amor um para o outro? É seu "amor" (ou ágape) baseada unicamente em princípios justos, ou é condicional em compartilhar crenças comuns?
Igualdade Racial - uma marca do Amor?
Inegavelmente, convenções Testemunhas tornaram-se vitrines excelentes para a harmonia inter-racial. A sociedade está de parabéns por incentivar tal harmonia e igualdade entre irmãos de diferentes raças. No entanto, poucos sabem que a Sociedade Torre de Vigia não tem sido sempre na vanguarda da igualdade racial insistindo na sua literatura.
Se você parar para examinar escritos passados da Sociedade, você observará nas publicações que tanto sob Russel bem como sob Rutherford as publicações possuem expressões discriminatórias que poderia causar choque e indignação se elas fossem re-impressa hoje. Artigos de revistas elogiavam a "maior inteligência e aptidão do Cáucaso", ou o homem branco. Os negros foram descritos como o produto da maldição de Noé sobre Canaã, e como sendo uma "raça de servos". O próprio Russell insinuou que quando a humanidade for levada à perfeição, Deus vai mudar a pele de um "Etíope" de preto para branco.
Tão chocante como as citações acima são, não parece prático reproduzi-las em sua totalidade neste artigo, assim que eu listei estes no artigo intitulado " Uma Breve História do Racismo na Torre de Vigia Publicações " (jwsurvey). Eu o incentivo a tomar o tempo para analisar essas informações separadamente e verificar as citações, caso ache difícil de acreditar!
Embora o tema do racismo é estranho e desconfortável para alguns, eu só levantei esta questão em uma tentativa de trazer um grau de perspectiva para a nossa visão tradicional da organização como uma grande vanguarda da igualdade racial na era moderna. Sim, o progresso tem sido feito, sem dúvida, uma vez que os pontos de vista de mente estreita e intolerante de uma geração anterior foram autorizados a encontrar expressão na literatura da Sociedade. No entanto, não estamos falando de apenas uma organização qualquer, estamos falando sobre a organização de Deus, que seu filho Jesus Cristo supostamente escolheu em 1919!
Estamos, portanto, verificando que seria inconcebível Cristo t^-los escolhido com base naquilo que eles ensinavam. Certamente quando se trata de igualdade racial, o registro da Sociedade Torre de Vigia é tão manchada como muitas outras religiões de sua longevidade.
Um amor baseado em “condições”
Você pode achar que é difícil lidar com a noção de que as Testemunhas de Jeová não são os únicos no quesito demonstar amor. Certamente, a medida de amor que você receberá de “seus companheiros Cristãos” dependerá muito de suas circunstâncias individuais, e quanto tempo e energia você está gastando em busca dos interesses do reino. Se você é reconhecido como alguém que trabalha duro dentro de sua congregação, ou você é, talvez, um recém-interessados em participar nas reuniões, pela primeira vez, então sem dúvida você será regado com expressões de amor e bondade, sempre que você pôr os pés em seu Salão do Reino local ! Esta é uma experiência extremamente reconfortante e animador - para receber a aprovação de seus colegas. É natural para nós, humanos, ansiar a aceitação, e florescer sempre que recebê-lo.
No entanto, é preciso surpreendentemente POUCO TEMPO para esta fachada de afeto murchar e desaparecer. Por exemplo, imagine o que aconteceria se você tivesse que parar de freqüentar reuniões para apenas algumas semanas. Posso assegurar-vos (de ter passado por esta experiência ) que as mensagens de texto logo vão parar, o telefone vai parar de tocar, e sua caixa de entrada de e-mail ficará cada vez mais vazia. Isto porque, por mais doloroso que seja aceitar, o amor, demonstrado pelas TJ é condicional. Isso significa que os irmãos só vão mostrar que amam você, se você satisfazer certas expectativas que eles têm de você, ou seja, para ser regular em reuniões e no serviço de campo. Se você tivesse que parar de fazer essas atividades, mesmo por um tempo relativamente curto, então você não mais atenderia as expectativas de seus irmãos, e você vai notar um acentuado declínio na quantidade de afeto, seja nas reuniões seja ao encontr´pa-los na rua. Isso é algo que talvez você precisa experimentar por si mesmo, a fim de acreditar que acontecerá!
Quando nós também nos lembramos de nossa consideração anterior do ostracismo, e como isso é tão brutalmente executada entre as Testemunhas de Jeová (mesmo entre os membros da família), teríamos de concluir que, em uma análise mais aprofundada, o amor entre os membros da nossa fé não é nada mais do que um verniz polido. Basta deixar de satisfazer aquilo que esperam de você, e, o amor já não está mais presente!
Eu pessoalmente estou confiante de que Jesus nunca pretendeu uma interpretação tão “estreita de amor” quando ele mencionou-a como uma marca dos seus verdadeiros seguidores. No entanto, cada um deve alcançar suas próprias conclusões com base no que eles sabem que é verdade. Esperemos que, mesmo se você não concordar com as minhas afirmações, este artigo, pelo menos, tenha lhe ajudado a olhar para a organização como a forma como ele realmente é e não o que ela pretende ser.
No meu próximo artigo vou discutir a idéia de que o trabalho de pregação das Testemunhas de Jeová nos distingue como povo escolhido de Deus. Se este é um assunto que lhe interessa pessoalmente, então você está cordialmente convidado a considerar as informações apresentadas.